21/11/2007

Eléctrico 24

Na última Assembleia Municipal de Lisboa foi aprovada por unanimidade uma recomendação para reposição de carreiras de eléctrico. A ideia partiu da petição aqui lançada, para o eléctrico 24.
Aqui fica a recomendação, para quem queira ficar por dentro desta evolução do assunto:

Reposição de carreiras de eléctrico

Considerando que há mais de 10 anos, aquando do início das obras de construção do parque de estacionamento subterrâneo em Campolide, a linha de eléctrico que ligava o Cais do Sodré-Carmo-Príncipe Real-Rato-Amoreiras-Campolide, foi temporariamente interrompida.
Considerando que esta medida suspendeu uma das linhas de eléctricos mais importantes de Lisboa, nomeadamente ao nível turístico.
Considerando que existe um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a CARRIS, para activar a antiga carreira de eléctrico nº 24, e que (segundo fonte da própria CARRIS) apenas se aguardava pela conclusão das obras no passadiço do Elevador de Santa Justa para a reactivar.
Considerando que as referidas obras já terminaram e que a própria Associação de Turismo de Lisboa (ATL) está fortemente interessada em que aquela carreira de eléctrico seja reactivada.
Considerando ainda que há outros troços desactivados, aos quais os especialistas aconselham o seu reaproveitamento, como é o caso das carreiras dos eléctricos 26, 29 e 30, serviços que se complementam e cobrem os percursos Estrela-Gomes Freire e Estrela-Príncipe Real, facultando a existência de uma via concêntrica nos bairros históricos da cidade, que possibilitaria uma mais eficiente articulação com o Metro.
Considerando, por fim, as vantagens não apenas turísticas, como dos transportes férreos serem menos poluentes que os restantes meios de transportes de superfície.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista "Os Verdes", recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:
1. Inicie os procedimentos necessários à reabertura, a curto prazo, da linha de eléctrico nº 24, de Campolide ao Largo do Carmo, incluindo a sua extensão ao Cais-do-Sodré;
2. Seja contemplado, nessa reabertura, um horário alargado que possibilite uma melhor resposta às necessidades de transporte das freguesias dessas zonas da cidade;
3. Diligencie junto da Carris os procedimentos necessários a uma progressiva reposição dos troços possíveis das linhas de eléctrico nº 26, nº 29 e nº 30.
Assembleia Municipal de Lisboa, 20 de Novembro de 2007
O Grupo Municipal de "Os Verdes"

7 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Execelente notícia!
Estão todos de parabéns, o PEV por levar este tema a debate, e o Paulo Ferrero por ter lançado a petição.

bel disse...

É um feito formidável. Fico contente que este projecto se concretize. Um obrigado ao Paulo e aos Verdes e todos os que apoiaram esta iniciativa.

Anónimo disse...

Boa noite. Não tenhamos ilusões. Não haverá reposição. Só se mudar a actual administração da Carris ou a sua visão em relação aos eléctricos ou em último caso, uma nova empresa. Não existem eléctricos suficientes para estas linhas. Aliás, já faltam eléctricos para as linhas actuais. Só se acabar os eléctricos de Turismo, para onde muitos foram "desviados" depois de pintados de vermelho e alterados, mas isto nunca irá acontecer, este serviço é uma mina para a Carristur. Se calhar, substituiem a 18 (há muito tempo condenada) pela 24. Só se a 24 tiver só 1 ou 2 carros a circular em simultaneo? É isto que serve às populações? É só ir ao Porto e ver o tempo que se está à espera de um eléctrico na nova 22.
Para um serviço com qualidade é necessário comprar mais carros. Existem os 700's mas parece que não há interesse em os remodelar para os colocar em serviço continuo. Onde vão comprar mais carros? Onde existe o dinheiro? Neste momento nenhuma empresa no mundo tem em catalogo este tipo de carros e muito menos com a bitola 90cm. Há uns anos atrás, a Carris tinha capacidade para fazer quase tudo. Hoje é só ir a Santo Amaro. É um deserto. Todos aqueles profissionais altamente competentes que aquela casa possuia foram dispensados em nome da redução dos custos. Até os elevadores já estão com a sua manutenção dada a empresas de fora.
Não é só pedir a reposição. O mal já foi feito há 12 anos quando dezenas de carros foram desmantelados ou para o estrangeiro. É só ir à Corunha, aqui bem perto. Enfim, Deus queira que esteja engando. E só mais um pormenor. Há 12 anos que não é feita uma única aquisição nos eléctricos de Lisboa. Onde estão mais articulados para a 15? Os actuais não duram sempre. Chegará o tempo dos eléctricos pequenos 500's necessitarem de reparações profundas? Quem as vai fazer? Onde estão as empresas com capacidade? Só em Espanha. A que custo? Um abraço a todos de um profissional diário dos eléctricos.

Sofia G.V. disse...

Não há, de facto, a certeza de que este projecto se concretize. Este foi só mais um passo nessa tentativa. Mas é preciso tentar. E é preciso insistir, procurar alternativas, com as análises que se vão conhecendo do problema (e aqui, quem está mais por dentro do assunto, pode dar um bom contributo).

Anónimo disse...

De facto a Carris e os anteriores presidentes da Câmara têm tido uma política de terra queimada em relação aos eléctricos de Lisboa, que foi um crime de lesa-majestade!
Agora tudo pode mudar se houver vontade política e a força activa e indomável do Povo.
Quanto ao 24 e aos troços da 20,26 e 30,é viável pôr a funcionar os 700 que estão arrumados em St.Amaro,sem utilidade alguma, e sem pôr em causa a 18 da Ajuda.
O ideal será remodelar os antigos 700 e comprar na Austria em 2ªmão, alguns carros de bitola igual a Lisboa para reforçar a 15. Esta ideia por ser muito barata, foi apresentada ao Carmona quando ele era ministro dos transportes, mas parece que o homem meteu aquilo no lixo, como aliás fez com outros projectos como o da circular exterior de eléctricos de Lisboa.
Quanto ao Porto, o que se passa é que o STCP tem eléctricos para diminuir o tempo de espera, mas como aquilo está tudo mal organizado, nomeadamente o desastre que foi destruir as linhas da marginal e da Boavista, agora ninguém se entende por aquelas bandas.
Força para todos os que lutam por transportes não poluentes nas cidades! A vitória será sempre nossa!

MFA disse...

caríssimos: cada vez mais acho que esta linha é prioritária. porque foi encerrada a petição? nao se pode reactivar? gostava de pôr no facebook...

Anónimo disse...

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