28/11/2007

Sá Fernandes revê concessões nos espaços verdes

In Público (28/11/2007)
Inês Boaventura

«A Câmara de Lisboa vai rever as concessões em espaços verdes da cidade, denunciando vários contratos onde se verificam situações de incumprimento como o não pagamento das rendas à autarquia e lançando novos concursos públicos para a atribuição da exploração de equipamentos como esplanadas e restaurantes.
A decisão foi anunciada ontem pe-
lo vereador José Sá Fernandes que, em comunicado, classifica a situação das concessões em espaços verdes e públicos deixada pelo anterior executivo camarário como "confrangedora" e "demonstrativa da inércia e da irresponsabilidade de quem go-
vernou a cidade".
Segundo o vereador do Bloco de Esquerda, há casos em que os espaços "estão vazios há mais de um ano, sem qualquer pagamento", no Jardim do Eucaliptal de Benfica e na Avenida da Liberdade, casos de ocupação de espaços "há mais de dez anos, sem título e sem pagamento de qualquer espécie", em Monsanto, e outros em que as rendas à autarquia deixaram de ser pagas "há vários anos", como no Jardim da Estrela e na Avenida da Liberdade.
O responsável pelos espaços verdes acrescenta que há também casos "de litígios que se arrastam há vários anos sem solução", como o Jardim do Campo Grande e o Campo de Golfe da Bela Vista.
O vereador diz que todas estas si-
tuações são "insustentáveis e moral-
mente inaceitáveis", pondo em causa "um conjunto de receitas que a Câmara de Lisboa não pode desperdiçar" e comprometendo a "vivência" dos espaços verdes. Sá Fernandes afirma que já determinou o envio das cartas "para pôr fim" às concessões mencionadas e garante que "muito em breve serão abertos novos concursos públicos para atribuição das concessões".»

Uma medida de aplaudir - que já havíamos pedido aquando do check list que enviámos ao Sr. Vereador -, assim haja efectivamente REVISÃO.

2 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

uma vergonha, em plena avenida da liberdade, esplanadas e cafés fechadas nas placas centrais...há anos....

numa avenida central da cidade ?! onde basta por umas cadeiras e enche.se logo de turistas?! crise?!

postman disse...

Esta intervenção de Sá Fernandes , o vereador, é uma mão cheia de nada. Vamos aguardar a celeridade com que vai resolver algumas das situações. Já faz lembrar a do Campo de Tiro de Monsanto. O Processo já estava todo feito era só chegar à data e dizer que têm que fechar as portas.

Sobre a avenida da Liberdade, eles vêm do tempo de Sampaio....era bom que se visse os contratos e os concursos...se existirem. Na Avenida mais poluída da Europa umas esplanadas vêm mesmo a calhar - ou afinal só é a mais poluída quando interessa- e as infiltrações que criam ao metropolitano...bom, é preciso conhecer o problema.