16/11/2007

Autoridades montam cerco a ilegais no Rossio

In Diário de Notícias (16/11/2007)
KÁTIA CATULO

«Em pouco mais de 20 minutos, as autoridades delimitaram, ontem à tarde, um perímetro na zona do Rossio, em Lisboa. Seis dezenas de agentes da PSP entraram no Largo de São Domingos, barraram a entrada da igreja e vedaram as três artérias envolventes. A operação - montada para identificar imigrantes ilegais, indivíduos com processos judiciais pendentes, ambulantes ilegais ou sus- peitos da prática de furtos - só terminou duas horas mais tarde com 32 pessoas a serem levadas para a sede da 1.ª Divisão da PSP, na Rua Gomes Freire.

Pedro Figueredo ficou encurralado dentro do perímetro de segurança. "Estava na esplanada do Largo de São Domingos quando mais de dez polícias entraram no restaurante Hora Única e interromperam o nosso almoço", conta o estudante universitário de 26 anos. A cada um dos presentes foi pedido para se encostarem à parede e entregarem os documentos de identificação: "Como não sou africano, fui dos poucos a não ser sujeito a esse tratamento."

Do outro lado, na Calçada do Garcia, Saido Bamora não teve tempo de reagir: "Estava a despedir-me de alguns amigos quando três polícias me cercaram", explicou o guineense de 68 anos. Inspeccionaram o seu bilhete de identidade e, como "estava tudo dentro da lei", permitiram que abandonasse o cerco.

A operação policial, que contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direcção-Geral das Alfândegas, só atraiu as atenções quando os agentes decidiram identificar-se. "Eles andaram a circular pelo largo à paisana e, de repente, vestiram os coletes e começaram a cercar tudo", contou Luís Alves, comerciante da Rua de Santo Antão»

Sem comentários: