21/11/2007

COMUNICADO: De Bestiais a Bestas


Chegado por email:

«Convite para Conferência de Imprensa

Vimos convidar a comunicação social a participar numa conferência de imprensa, na próxima Quinta-feira, dia 22 de Novembro, pelas 11h, na Casa da Imprensa.

Convidámos entretanto o Sr. Secretário de Estado da Protecção Civil a esclarecer, até essa data, se concorda com as declarações que lhe são atribuídas nos meios de comunicação, no dia 12 do corrente mês, sobre a ACA-M.

Em defesa do nosso bom nome, achamo-nos no direito e no dever de responder às acusações que alegadamente nos terão sido dirigidas e que consideramos ter ofendido a nossa honra, pondo em causa o nosso trabalho e dedicação voluntária no combate à sinistralidade rodoviária, muitas vezes em prejuízo da nossa vida familiar e profissional.

A ACA-M está disponível, como sempre tem estado, para colaborar com os diferentes governos -- infelizmente parece haver uma tendência de muitos dos que temporariamente ocupam cargos públicos para confundirem colaboração com instrumentalização. Isso não nos impressionou no passado, tentaremos que não nos impressione no futuro. A expressão "tentaremos" não é usada de ânimo leve - não é fácil, nos tempos que correm, ser independente.

Talvez seja altura de as associações cívicas ponderarem a sua relação com o estado. Por isso, a ACA-M apresentará na conferência uma posição clara e inequívoca em relação à sua eventual participação em concursos de segurança rodoviária do MAI.

A ACA-M fará também o balanço - partilhado por outras associações da Estrada Viva - da lamentável instrumentalização do Dia da Memória (domingo passado). Recordamos que o governo mobilizou recursos institucionais e financeiros tremendos para uma acção de propaganda política, na qual alienou totalmente o contributo das organizações que desde 2002 têm promovido o Dia da Memória.

O que levanta uma questão: será o governo parte da solução ou parte do problema?»

Sem comentários: