28/11/2007

Câmara de Lisboa recebe projectos urbanísticos em formato electrónico

In Público (27/11/2007)
Inês Boaventura

«A Câmara de Lisboa anunciou ontem que, desde o dia 5 de Novembro, já é possível fazer a apresentação de projectos urbanísticos para aprovação e licenciamento em formato electrónico.
Segundo a autarquia, que garante ser "pioneira a nível mundial no uso de documentação digital para aprovação e revisão de obras", a apresentação dos projectos em formato electrónico passou, aliás, a ser "preferencial", apesar de poder continuar a ser feita em papel.
Em comunicado, a Câmara de Lisboa explica que nos últimos quatro anos tem vindo a apostar no "desenvolvimento de soluções que permitam desburocratizar este tipo de processos", tendo para tal colocado em funcionamento uma aplicação que visa "conseguir uma mais fácil gestão e uma maior segurança dos ficheiros ao longo de todo o processo de aprovação de projectos urbanísticos".
A autarquia acrescenta que, além da apresentação dos projectos "em formato electrónico com base em ficheiros DWF, uma tecnologia da Autodesk baseada em XML", se prepara para disponibilizar "uma solução - designada por Nónio - que permite medir áreas e calcular as taxas de licenciamento legais directamente nos ficheiros".
A Câmara de Lisboa cita um dos vice-presidentes da Autodesk, que afirma que a autarquia portuguesa "é um dos primeiros organismos públicos do mundo a implementar um processo electrónico de aprovação de projectos e ainda uma solução para aprovação e cálculo de impostos" utilizando um software desenvolvido pela empresa. Segundo Amar Hanspal, trata-se de uma solução que "permite uma rápida revisão e aprovação dos projectos urbanísticos".»

2 comentários:

Anónimo disse...

Há, Há, Há

Anónimo disse...

Simplex? Estupidex!
Tens toda a razão dá vontade de rir!
Espreitem no site da CML o programa de Concurso de Ideias para o Parque Mayer. Supostamente todos poderiam participar, afinal não é bem assim.
Imaginem que pedem o IRS dos três ultimos anos!!! Será que o Frank Ghery também entregou?
Tristeza afinal o concurso, não é de ideias mas sim um projecto, o que interesa a equipa técnica? Se posteriormente será alterado!
Imaginem um estudante que participa e ganha aos craques, a vergonha que seria!
Vá assumem-se tenham coragem!
Ou será mais uma vez "gato por lebre"!