27/11/2007

Trindade foi mesmo inaugurado a 30 de Novembro (de 1867)



Leio no Arquivo Pitoresco, Tomo X, nº 37: «Tal é o novo theatro da Trindade, cuja inauguração se realisou em a noite de sabbado, 30 de novembro de 1867».
Um leitor aí em baixo colocou em comentário uma nota, levantando a polémica sobre a data exacta de inauguração do Teatro da Trindade. Não havia dúvidas sobre o ano (1867) nem sobre o dia (dia 30), mas sim sobre o mês (Setembro ou Novembro?). Prometi que ia tentar saber ao certo. E cá está.
Veja essas digitalizações, por favor. Amplie, clicando em cima duas vezes.
Pronto. Está aqui a explicação / confirmação. Nada melhor do que ir às fontes. Já agora, leia a notícia toda: vem lá referência a pormenores muito interessantes... desde o preço dos bilhetes ao custo da obra (80 000, 000 = 80 milhões de réis = 80 mil contos, digo, 80 contos).

2 comentários:

V.M. disse...

Eu (creio que o leitor aí em baixo a que se refere seja eu) não pretendi levantar polémica nenhuma. Os dados que tenho indicam outra data e assim pareceu-me interessante divulgá-los. Nada mais. Se foi inaugurado 2 meses antes ou 2 meses depois não é importante. espero que não se sinta magoado por ter revelado outra informação, que é diferente da que tem.

Já agora, creio que 80 milhões de réis correspondiam a 80 contos e não 80 000, o que seria uma exurbitância para a época.

José Carlos Mendes disse...

Claro, que parvoíde a minha: 80 contos.
Vou até corrigir, evidentemente...

Quanto às fontes: é boa a polémica. Foi nesse sentido que escrevi.

E vai gostar de ver as fotos do Arquivo Pitoresco, de certeza.