05/03/2008

Diz que é uma espécie de jardim (2)






Este é o Jardim Roque Gameiro e eu, se fosse descendente do famoso aguarelista, pediria imediatamente à CML que retirasse o seu nome daquela placa imunda que dignifica, supostamente o também conhecido por 'Jardim do Cais do Sodré'.

Aquela praça, que já foi uma das mais homogénias de toda a Lisboa (com os novos edifícios junto ao relógio da 'hora legal', isso acabou!), tem vindo a perder, década após década, as suas árvores. Já se foram os tempos em que toda a placa central era arborizada, com árvores de grande porte, os quiosques bem tratados, os canteiros, um mimo, com aqueles candeeiros gigantescos (quiçá, os mais bonitos de Lisboa) servindo de vigilantes.

Ano após ano, contudo, foi-se retirando espaço verde e colocando alcatrão para os carros estacionarem. A Carris ajudou à 'festa', estropiando os passeios, abrindo corredores para o 'terminal'.

Hoje, são outros os autocarros que estacionam em cima dos passeios, os carros, esses, amontoam-se num parque improvisado no topo Norte do que foi um jardim. O resto? São 4 árvores de algum porte. Dois pseudo-canteiros e muito lixo, buracos, caldeiras sem árvores, dois cotos, quiosques subaproveitados, uma vista fabulosa desperdiçada e... centenas de pombos!

5 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Há jardins iguais e bem piores:

a) Praça da Alegria;
b) Praça Paiva Couceiro;
c) Parada do Alto de S. João;
d) Praça de Londres;
e) Campo Mártires da Patria,

etc etc

Tiago R. disse...

Foi pena que a instalação das agências europeias não tivesse dado azo à reabilitação da praça.

Será que os eurocratas não se importam de trabalhar neste ambiente?

Paulo Ferrero disse...

Daniel, O da Pç. Alegria está bem melhor, apenas faltando uns 'detalhes'. O da Pç. Londres, 'está em vias de', o do Cp. Mártires da Pátria ñ me parece muito mal... o da Paiva Couceiro é está pior

Anónimo disse...

Afinal, os jardins estão óptimos,... faltando apenas uns detalhes...
Estou muito mais descançado...

Paulo Ferrero disse...

De escanção, portanto, ora aí está uma bela maneira de descansar...