18/04/2008

Exigida preservação dos Museus da Politécnica

In Público (18/4/2008)

«Os planos para o Parque Mayer, Jardim Botânico e Museus da Escola Politécnica continuam a gerar polémica no meio académico. Investigadores e funcionários dos Museus da Faculdade de Ciências estão a ultimar uma carta aberta dirigida ao reitor da Universidade de Lisboa para que este garanta a preservação total do património museológico da Politécnica, o qual se encontra sob a sua tutela.
"Apelamos a que a Universidade de Lisboa garanta que qualquer intervenção a realizar preserve incondicionalmente a integridade história, científica e arquitectónica do conjunto [dos museus], cuja importância transcende largamente a universidade, a cidade de Lisboa e o país", lê-se no documento que os interessados poderão assinar até segunda-feira (o dia do terceiro e último debate público sobre o futuro do Parque Mayer e zona envolvente).

Embora reconheçam a "oportunidade excepcional" que representa a requalificação daquela zona, os investigadores instigam o reitor António Nóvoa "a ter uma posição e uma linha de actuação claras e inequívocas" sobre o plano de pormenor em detrimento das "opiniões que vêm a público [que] oscilam entre o fragmentado e o contraditório".
Segundo os subscritores, a segunda fase do concurso de ideias não pode também descurar o diálogo com os profissionais dos Museus da Politécnica e da Faculdade de Ciências, cujos contributos "podem fazer toda a diferença" na elaboração do plano. Catarina Prelhaz»

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Catarina Prelhaz,e seus colegas da comunicação dita social:
distingam o patético e inútil Parque Mayer do decente e sério Jardim Botânico e Museus da Politécnica!!
Não alimentem a confusão intencional da CMC( e dos arquitectos-vedeta) em fazer disto tudo uma mesma "área de projecto",porquanto esta confusão é apenas para tentar especular imobiliáriamente,em conjunto.
Não!!! O Mayer faliu,acabou-se !
O Botânico e os Museus são a SÉRIO!
Não confundam,por favor.

18-4-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

Tem razão Lobo Villa. Misturar o show business que já foi com um Jardim Botânico que ainda é, sem dúvida é de péssimo gosto, que anda sempore associado à negociata - em Portugal. Noutros países a fasquia do gosto não caiu tão baixa.
Os arquitectos em causa são bastante fracos, ainda conseguem ser piores que o Siza! O que terá acontecido à Escola de Arquitectura? Parece que competem com os engenheiros e os empreiteiros para ver quem é mais pato-bravo.


Lopo K.