22/04/2008

Câmara de Lisboa acusada de desrespeitar Cavaco na reabilitação da zona ribeirinha

In Público (22/4/2008)
Ana Henriques


«Assembleia municipal deverá chumbar levantamento de proibições à obra nova na Baixa, a não ser que PSD e PS entrem em acordo


O PSD deverá fazer aprovar hoje na Assembleia Municipal de Lisboa, órgão no qual detém maioria absoluta, uma moção a acusar a câmara de desrespeito para com o Presidente da República.

Em causa está a reabilitação da zona ribeirinha da cidade que a autarquia está a planear, mesmo depois da devolução ao Governo, por parte de Cavaco Silva, do diploma que transfere para as autarquias terrenos desafectados dos usos portuários. O líder da bancada social-democrata, Saldanha Serra, não aceita os argumentos usados quer pelo Governo quer pelo responsável da sociedade que vai reabilitar algumas zonas à beira-rio, José Miguel Júdice - segundo os quais este processo nada tem a ver com o diploma devolvido, que o Conselho de Ministros está agora a reformular. "A zona sobre a qual o Presidente levantou dúvidas é a mesma", diz Saldanha Serra. Na mesma moção, que visa a maioria PS/Bloco de Esquerda que governa a autarquia, o PSD manifesta ainda o seu "profundo desagrado" por a Câmara "pretender excluir a assembleia municipal das decisões sobre o futuro da zona ribeirinha de Lisboa".
A menos que cheguem a algum entendimento com os socialistas, os sociais-democratas deverão chumbar hoje também a pretensão da maioria camarária de levantar as proibições à construção de obra nova na Baixa. O PS tem argumentado que só assim poderá levar por diante quatro projectos que entende serem estruturantes para esta zona da cidade: a instalação do Museu da Moda e do Design num edifício devoluto da Rua Augusta, a construção de um elevador ou escadaria mecânica entre a Baixa e a zona do Castelo, a abertura no Carmo de uma esplanada com vista para a Baixa e a autorização para o Banco de Portugal criar um Museu da Moeda na Igreja de S. Julião, há muito sem função religiosa. Alertando para o precedente que pode criar este tipo de decisão, por poder abrir a porta a muitas outras novas construções antes de serem criadas regras claras em matéria de licenciamento, e que permitam aferir da sua integração num tecido urbano de características excepcionais, o PSD recomenda que seja executado um projecto para a reabilitação de dois quarteirões desta área histórica. Os sociais-democratas afirmam que só assim se começará a remar contra uma das tendências que mais têm comprometido a revitalização da Baixa, a falta de habitantes. "Não existe necessidade da suspensão parcial dos artigos 38.º a 40.º do Plano Director Municipal", que proíbem obra nova, para levar a cabo os quatro projectos em questão, acrescentam.
Por fim, os deputados laranja exigem ser esclarecidos sobre as dispensas de pessoal nos serviços municipais de higiene, segurança e saúde no trabalho. "À revelia da Autoridade para as Condições de Trabalho, a câmara prepara-se para entregar esta área aos serviços sociais, entidade autónoma no município", avisam.
Nunca conduziu com um grão na asa? Se for aprovada uma proposta de Helena Roseta, poderá ver como é já a 30 de Abril, na Praça do Comércio. O Alcokart é um kart transformado que permite, em tempo real, experimentar uma condução descontrolada, mesmo quando se está sóbrio. A iniciativa é da Associação para a Promoção de Uma Cultura de Segurança Rodoviária, da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, e de uma parceira belga»

Sem comentários: