03/05/2008

Campus da Justiça a Oriente



O ministro da Justiça anunciou que o novo campus da justiça de Lisboa começa a funcionar no próximo ano. No conselho de ministros de 30 de Abril foi aprovada a criação desse campus que vai juntar num só bloco de edifícios, 25 serviços que estão actualmente dispersos pela cidade.

Com esta medida, o Governo conta poupar muito dinheiro já que, hoje em dia, paga perto de sete milhões de euros por ano no arrendamento de dezasseis edifícios.Tribunais, direcções gerais, ao todo, 25 serviços que estão espalhados pela cidade vão ficar concentrados entre a Alameda dos Oceanos e a Avenida D. João II, no Parque das Nações, junto à Gare do Oriente, a partir do próximo ano.
A medida vai reunir em 65 mil metros quadrados, no Park Office Expo, um campus de justiça - um novo conceito que abarca diferentes serviços com maior qualidade do lado de quem presta e do lado do utente. De acordo com o ministro da Justiça, com a criação do campus «conseguir-se-ão importantes economias, já que o Estado dispõe actualmente de 16 arrendamentos, que representam um custo de perto de sete milhões de euros por ano». «Tem também edifícios integrados no património do Estado que estão utilizados para estes fins de justiça - por vezes sem a necessária adequação - e que poderão ser objecto de reutilização ou alienação.
Só em matéria de custos energéticos haverá uma economia de 900 mil euros por mês», sustentou Alberto Costa. «Interrogado sobre os custos do novo arrendamento no Parque das Nações, Alberto Costa adiantou que será na ordem dos 9,6 milhões de euros e que o campus da justiça estará disponível para utilização em 2009. «Com esta solução, ficam disponíveis para alienação cinco imóveis, que em condições normais poderão render cerca de 30 milhões de euros. Por outro lado, haverá poupanças em termos de custos de funcionamento», insistiu o titular da pasta da Justiça.


in TSFonline

2 comentários:

Anónimo disse...

É a nova política de criar guetos - neste caso o da justiça, fica tudo arruminhadinho tipo filas e prateleiras de hipermercado. Para acompanhar cria-se mais um centro comercial com os franchisings do costume, e um mega estacionamento para ir tudo de carro para lá. Depois rimo-nos todos dos tansos que decidiram ir para lá viver porque seria uma zona com um urbanismo exemplar.

Anónimo disse...

São notícias como esta que me fazem "caír no real" e ver como a falta de transparência(ou o fascismo que continua,como dizem alguns...),que misturam os 7milhões que se poupam com os 9,6 milhões que se vão gastar(que nós vamos pagar!),sem nunca se dizer na verdade quanto se estava a gastar no total...e afinal, quanto é que vamos ganhar em eficácia?
Na verdade,eficácia,nehuma:dizia Helena Matos no Público de ontem,ao fim de 5,7 ou 10 anos um violador ou um pedófilo pode adoptar uma criança em Portugal.
Pior que o Herr Fritlz...

7-5-08 Lobo Villa