23/03/2009

Metro cresce mais dois quilómetros em Agosto

A ligação das linhas Vermelha e Azul, do Metropolitano de Lisboa, a partir da Alameda e até S. Sebastião, deverá estar concluída no final de Agosto, revelou ao JN Joaquim Reis, presidente da empresa de transportes.

A empreitada, que já leva um ano de atraso, estabelece uma ligação directa entre a estação do Oriente (Linha Vermelha) e S. Sebastião (Linha Azul) sem o transtorno de o utente ter que mudar de linha, reduzindo de forma substancial o tempo de viagem.

O novo troço de linha, com pouco mais de dois quilómetros de comprimento, será o primeiro transversal de toda a rede, uma vez que, pelo caminho, cruza as linhas Verde e Amarela, na zona da Alameda.

De acordo com o responsável, a partir de Maio será possível começar a retirar alguns estaleiros da obra à superfície, sobretudo na Avenida da República, descomplicando a vida aos automobilistas, aos peões e aos comerciantes da zona, que há anos se queixam de quebras nas vendas devido a um quase entaipamento das lojas.

Embora a conclusão das obras esteja prevista para 31 de Agosto, Joaquim Reis afirma que o remate dos trabalhos à superfície será finalizado após esta data, nomeadamente o restauro da via pública, bastante afectada com a obra.

O prolongamento da Linha Vermelha - com custos estimados na ordem dos 240 milhões de euros e uma procura de 36 milhões de passageiros por ano - implica a construção de duas novas estações, a Saldanha II e a S. Sebastião II. A primeira está situada na Avenida Duque D'Ávila, entre as avenidas Defensores de Chaves e da República. A segunda, foi criada na Avenida Marquês da Fronteira, entre as avenidas Sá da Bandeira e António Augusto de Aguiar.

O traçado serve uma área de elevada densidade populacional, cruzando cinco freguesias do concelho de Lisboa: S. João de Deus, S. Jorge de Arroios, Nossa Senhora de Fátima, S. Sebastião da Pedreira e Campolide.

Em curso, estão outras obras de expansão do metro que, em conjunto com a extensão Alameda/S. Sebastião, totalizam um acréscimo de cerca de sete quilómetros de rede, e que vão reforçar a intermodalidade na cidade.

As extensões Amadora Este/Reboleira (Linha Azul) e Oriente/Aeroporto (Linha Vermelha) deverão estar prontas em 2011. A extensão S. Sebastião/ Campolide (Linha Vermelha) ficará concluída em 2012.

In JN

12 comentários:

Anónimo disse...

isto vai-me dar um jeitão......

Anónimo disse...

É impressão minha existe um comboio que passa em Sete Rios e Entrecampos que já vai para o Oriente?

Anónimo disse...

E um passe L urbano que custa 28,60€ e que não é válido para a CP. Mas concordo que era preferível por a linha de cintura válida nos passes L em vez da expansão da linha vermelha.

Anónimo disse...

LOBO VILLA ,22-3-09

A notícia "metro cresce mais dois quilómetros" é inexacta na medida em que ,não havendo qualquer plano para Lisboa e arredores,a notícia deveria ser "caos cresce mais dois kilómetros..."

Anónimo disse...

Não percebi este ultimo comentário!!!

Anónimo disse...

se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz...

haja paciência.

Paulo Ferrero disse...

Ena, 2km! O pinga-pinga vai depois para outros lados, e daqui a 10 anos lá vai esburacar mais um bocadinho aqui e ali. Ao mesmo tempo vai continuando a avariar sistematicamente como é da praxe, sobretudo nas linhas azul e verde, e com tempos de espera inconcebíveis. Lembro-me de Guterres quando chegou a PM dizer que ia acabar com o escândalo do metropolitano às pingas ... Tudo na mesma, no que diz respeito ao duplo-decímetro que se diz metro. Mas, enfim, a ver se se acaba com o martírio à superfície e se os arranjos são condignos e, sobretudo, se respeitam o que foi prometido aos moradores, a quem tiro o chapéu pela santa paciência.

Anónimo disse...

"se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz..."
Mais de cinco anos (pelo menos) para construir 2 km's de linha e duas estações dificilmente pode ser considerado fazer

Caro Paulo, Guterres também disse que a siza era "o imposto mais estúpido do mundo" agora pagamos IMT, portanto o metro provavelmente já não é às pingas, deve ser às gotas

lfgalvao disse...

Só não percebo como é possível o passe do metro não ser válido na CP dentro de lisboa. É um daqueles mistérios..

Anónimo disse...

São empresas diferentes. Cofres diferentes.

Anónimo disse...

Mas não deveria ser assim Xico205.
Essas divisões faziam era no tempo da minha avó. Agora, com toda a informática, dava perfeitamente para perceber a quem calhava cada tostão do passe.

Enfim, os transportes de Lisboa transpiram modernidade mas ainda estão todos atracados nos anos 50.

Anónimo disse...

Filipe tenho impressão que nos conhecemos dum forum de transportes, mas como estamos com nomes diferentes...LOL

Mas é possivel ter um passe CP-Metro, apenas se paga mais. Mas eu concordo que ou se acabava com a Unidade de Suburbanos da Grande Lisboa da CP ou então acabava-se com o Metro Lisboa e integrava-se a empresa na CP. Os transportes em Lisboa têm que funcionar à escala metropolitana, já não faz sentido dividir-se por concelhos. Porque muitos dos residentes dos vários concelhos têm necessidade de deslocação para os concelhos vizinhos. Outra aberração que o presidente da CM-Amadora conseguiu aprovar foi a extensão da linha azul do metro para a Reboleira, quando a mesma linha já se cruza com a CP nos Restauradores e Sete Rios! Qualquer pessoa vê que da Falagueira o melhor era seguir para o Centro da Amadora (Mina e Venteira)e Casal de São Brás. Ou então já que se está a fazer para a Reboleira, pense-se já em ligar ao Hospital Amadora-Sintra onde a médio prazo vai ser construído ao lado o novo Tribunal da Comarca da Amadora.