18/03/2009

O cúmulo da demagogia

Em plena campanha (não estará desde o início do seu mandato?), António Costa apresentou ontem as medidas para o simplis versão 2009 como é noticiado aqui. De entre as 38 medidas anunciadas (os anúncios são a especialidade de António Costa) surge a medida "a minha rua". Uma ideia interessante copiada de vários exemplos em cidades europeias (não há qualquer inconveniente em copiar boas ideias).

Esta iniciativa pretende criar mais um meio para que os lisboetas possam comunicar pequenos problemas no funcionamento da cidade (iluminação, calçadas, lixo, etc.). Tudo apresentado como novo. Mas não é! Recordam-se do serviço Lx Alerta? Nem mais! Ou melhor, aparentemente a menos. O serviço Lx Alerta foi criado durante o mandato de Santana Lopes para facilitar a comunicação de problemas da cidade, faltava-lhe a componente interactiva através da plataforma agora introduzida. O Lx Alerta foi dotado de meios próprios ou partilhados de forma a responder com maior rapidez às solicitações. Foi uma iniciativa que resultou muito bem com uma avaliação e monitorização que comprovam o sucesso. Depois, já no mandato de Carmona Rodrigues, procurei, com base na experiência recolhida, constituir, no âmbito do Lx Alerta, as "brigadas de intervenção rápida" de forma a optimizar o serviço. Os trabalhos preparatórios ficaram concluídos e na posse dos serviços. Agora tenta apagar-se o que existe e aparece este anúncio sem cuidar de adequar a capacidade de resposta às novas solicitações. É por isso uma iniciativa de fachada porque muito mais importante que poder comunicar um problema num mapa na internet, é ver a questão resolvida em tempo útil

Curiosamente, esta medida é anunciada para entrar em funcionamento apenas em Setembro... Um mês antes das eleições.... Dá vontade de dizer: "quem vier que feche a porta"! António Costa anuncia, até põe em funcionamento a parte fácil que é receber queixas, mas depois, a sua resolução ficará para quem vier a seguir. A dificuldade está em, com os meios limitados disponíveis, conseguir dar resposta com a celeridade prometida aos problemas colocados. Mas isso ficará para quem vier a seguir. Por agora fica apenas a criação de expectativas. Assim é fácil!

António Prôa

6 comentários:

Pedro Jesus disse...

De facto, como diz o António Prôa, esta ideia já não é original.

Não é mais que um "reestyling" do "LX Alerta", que embora seja positivo para a cidade, não deixa de ser propaganda pré-eleitoral por parte de António Costa.

Repare-se, é em Março que António Costa anuncia o SIMPLIS 2009...

Diogo Moura disse...

Mais uma medida propagandística. Viva os anos eleitorais, sempre recheados de surpresas!

Anónimo disse...

Nova ou não, é uma boa ideia.

Que me interessa que seja cópia? interessa-me que se faça e com mais funcionalidades e eficácia, tal como se anuncia.

Que pequenez puxar a politiquisse...

Anónimo disse...

É só fumaça... A Câmara Municipal de Lisboa foi transformada num enorme palco para anúncios e grnades encenações. Quanto ao último comentário: eficácia? porquê? quem garante? o que foi anunciado foi a facilidade em fazer queixas não na resolução dos problemas, esses, como é dito aqui, ficam para depois

Anónimo disse...

Se preferem o regresso do Santana Lopes a presidente da câmara tudo bem...

Pode ser que recupere a ideia das MEGA TORRES do Foster em alcântara!

ou então que desta vez leve mesmo a câmara á falência e não se fique apenas pelo quase...

Anónimo disse...

entre um e outro que venho o diabo eescolha,he,he,he