19/03/2009

Esquadra do Rossio será encerrada

In Público (19/3/2009)

«A esquadra da PSP no Rossio vai ser encerrada, anunciou ontem António Costa numa reunião de câmara dedicada à segurança em que estiveram presentes dirigentes da PSP, a governadora civil de Lisboa e um representante do Ministério da Administração Interna.
A ideia, explicou a comunista Rita Magrinho depois de ter assistido às explicações dadas na reunião, passa por transferir os polícias do Rossio para o posto da Mouraria, que também poderá vir a ser encerrado quando ficar pronta a instalação de uma nova esquadra na Rua da Palma, no Palácio Folgosa, que deverá entrar em obras no terceiro trimestre deste ano.
Entretanto, moradores e comerciantes da freguesia dos Anjos estão a promover um abaixo-assinado, que conta já com mais de mil assinaturas, a exigir mais segurança e policiamento devido à "insegurança" que sentem "diariamente" por causa dos roubos. Problemas associados ao tráfico de droga e à toxicodependência, prostituição e falta de agentes policiais são preocupação comum de moradores, comerciantes e autarcas da freguesia.
"O Intendente é o epicentro do problema que tem vindo a alastrar ao longo da Almirante Reis, sobretudo do eixo que vai do Martim Moniz ao Intendente. Mas a insegurança não é uma questão de hoje, vem do tempo em que recuperaram o Casal Ventoso e o tráfico de droga se mudou para esta zona", referiu o presidente da junta de freguesia, o social-democrata João Grave, citado pela agência Lusa. Mais fiscalização e "maior rigor da câmara na atribuição de licenças para estabelecimentos comerciais, porque alguns são factores de aglomeração de tráfico de droga e prostituição", são, segundo o autarca, indispensáveis.
A câmara vai estabelecer um contrato local de segurança com o Ministério da Administração Interna, mas não quer que as medidas a desenvolver neste âmbito tenham como alvo os bairros problemáticos. A.H»

4 comentários:

Anónimo disse...

A zona Anjos-Martim Moniz é um verdadeiro cancro em pleno centro da cidade.

Neste momento, é bem possível que seja das zonas mais perigosas e degradadas (em termos fisicos e humanos) de lisboa

mas parece que ninguém vê ou quer ver ou sequer pensa que existe

Anónimo disse...

isto nao aumenta a insegurança na zona? ou estarei a ver mal.

Paulo Ferrero disse...

Está enganado, caro anónimo, é que com aquela linda loja óptica que abriu no que era dantes o belo restaurante de nome Comodoro, toda a gente vai poder usar óculos de ver ao perto ... além do mais, com o 'charme' que estará já previsto para ali, até a D.Insegurança irá sofrer um 'lifting'.

lfgalvao disse...

Os Anjos poderia estar melhor. Mas tampouco concordo com o miserabilismo e falta de amor próprio demonstrado pela maior parte dos responsáveis da freguesia. O bairro tem uma pujança inigualável pela maior parte das outras freguesias. Tem mercearias abertas até de madrugada, tem buffet de sushi a 6.5 euros, tem dentistas e cabeleireiros brasileiros, tem apartamentos amplos e a bons preços, tem imensa gente com menos de 35 anos, em suma, tem muito boa qualidade de vida. Vivo nos anjos há 7 anos e só por uma vez tive um problema, e isso foi às 4h na rua das olarias (que até acho que faz parte da mouraria). Claro que o lg do intendente continua a ser um buraco negro, e angustio-me sempre que tenho que ir ao centro de saúde. Acho que uma boa solução seria atribuir à zona um grande equipamento cultural, como uma Biblioteca ou Sala de Espectáculos, de forma a contribuir para a circulação de pessoas na zona. Por outro lado, os Anjos padece dos mesmos males que afectam toda a lisboa. Se os passeios estivessem transitáveis, se houvesse árvores, se não existissem na almirante reis filas e filas de carrinhas de cargas estacionadas toda a noite, se houvesse (ainda) mais comércio de bairro, e um ou outro equipamento cultural (há o regueirão dos anjos, e havia o Espaço, que entretanto fechou e fazem falta mais) os Anjos tonar-se-ia o melhor sítio para se viver em Lisbao.