18/03/2009

Problemas da cidade denunciados num clique

In Diário de Notícias (18/3/2009)
LUÍSA BOTINAS

«Lisboa. Ocorrências assinaladas em mapa no 'site' da câmara

Uma das novidades do Simp LIS será o "alvará na hora", anunciou Costa

A partir de Setembro deste ano vai ser possível, em Lisboa, reportar online problemas ocorridos na via pública (buracos nos passeios e pavimentos, lâmpadas fundidas, lixo na rua), mediante a sua sinalização num mapa da cidade. As ocorrências assinaladas serão automaticamente encaminhadas para os serviços municipais competentes para a sua reparação. Promessa de António Costa que ontem apresentou as 38 medidas constantes no SimpLis'09 e fez o balanço do primeiro ano de aplicação deste programa de modernização administrativa desenvolvido pelos serviços da autarquia de Lisboa.

Inspirado numa experiência de sucesso levada a cabo no Reino Unido ("Fix My Street"), a medida "A minha rua: registo online de ocorrências", permitirá ainda visualizar problemas já reportados na mesma área da cidade e disponibiliza a informação relativa à data de reparação do problema participado. A fasquia é colocada bem alto mas António Costa mostrou-se confiante nos serviços municipais. A facilitação do acesso aos serviços da câmara, o aumento do acesso à informação, a diminuição do número de reclamações e a redução do tempo de resolução dos problemas identificados pelos cidadãos são os objectivos a atingir com a aplicação desta medida. Outra novidade do SimpLis edição 2009 é a da criação de um espaço interactivo no site da CML para disponibilização de conteúdos produzidos pelos munícipes relativos a Lisboa, em vídeo. Simplificando, será uma espécie de YouTube sobre Lisboa. [...]»

O único problema passará a ser de manutenção de teclados de computador dado o esperado frenesim com que os dedinhos das pessoas irão fazer ... 'click'.

4 comentários:

Julio Amorim disse...

O high tech sacavém será mais uma tempestade de areia para os olhos dos lisboetas..."inspirado numa experiência de sucesso levada a cabo no Reino Unido"?? Pois, pois, estes saltinhos na evolução só servem para cair no charco. Sr. Costa...mas alguma vez os ingleses tentaram resolver "basic problems" com um cliquezinho no rato? Sinceramente..estas tecnologias não são para cidades com milhares de carros estacionados nos passeios.

Anónimo disse...

Lisboa Alerta... que o Dr. Santana Lopes fez.... era um inicio... e funcionava!! mas mal o Dr. Costa entrou para a CML deixou de funcionar.... a resposta agora é: 'bem para resolver isso tem que ligar para o nr.....'

Anónimo disse...

O Costa é pessimo! Tirem-no de lá. Mal por mal antes o Ruben Carvalho.

Anónimo disse...

Depois desta tecnologia toda instalada, os munícipes vão obter resposta passados 2 anos, os serviços vão ter km de pastas.... esquecem-se que a cml funciona com as quintas, quintais etc., depois não se podem ultrapassar as hirarquias!!!!