08/03/2009

120 novos cantoneiros até Maio

Lisboa tem a partir deste sábado 45 novos cantoneiros, de um total de 120 que serão contratados pela autarquia até Maio no âmbito de um projecto global de limpeza urbana que representa um investimento de oito milhões de euros.

De acordo com o projecto, hoje apresentado na Praça do Rossio, onde também estavam expostas algumas das 75 viaturas que a autarquia pretende comprar até final do ano, serão criadas três "áreas de excelência" para recolha de resíduos nas zonas históricas: Mouraria/Alfama/Castelo; Bairro Alto e Baixa/Chiado.

"Estas áreas foram escolhidas por serem zonas muito turísticas, com grande concentração de equipamentos de restauração e com condicionantes urbanísticas e de ocupação que não favorecem a limpeza urbana, sobretudo com meios mecânicos", explicou o director do Departamento Municipal de Ambiente Urbano, Ângelo Mesquita.

Da estratégia de limpeza urbana definida pela autarquia faz ainda parte a expansão da recolha selectiva porta-a-porta a quatro novas áreas, num total de 16.000 casas.

As novas zonas são: Envolvente do Estádio da Luz/quinta dos Inglesinhos, Paço Lumiar/Envolvente a Alvalade, freguesia de Nossa Senhora de Fátima e Quinta do Lambert.

A contratação de cantoneiros e compra de viaturas é outra das vertentes da estratégia de limpeza urbana da autarquia.

O responsável municipal adiantou ainda que foram igualmente montadas sete gruas para remover ecopontos em viaturas de compressão, "que permitem uma maior frequência de recolha porque as embalagens recolhidas são comprimidas e, logo, consegue passar-se das 35 para as 60 descargas".

No âmbito do programa de limpeza urbana a câmara comprou igualmente 1.000 novas papeleiras com cinzeiro incorporado e pretende adquirir 14.000 novos contentores para recolha selectiva.

Na cerimónia de apresentação do programa, o presidente da autarquia considerou que "a limpeza urbana é crucial para a cidade" e sublinhou esforço feito para contratar os novos cantoneiros.

"Tendo em conta a situação financeira da autarquia, tivemos de cingir a contratação de pessoal a esta área da limpeza urbana, á polícia municipal e aos sapadores bombeiros. E agora, depois de resolvidos os problemas com dos precários, quem entra agora para a limpeza urbana entra com segurança", afirmou António Costa.

O serviço de limpeza urbana tem um total de 400 viaturas e 1.600 funcionários (1.400 cantoneiros), que recolhem por dia 900 toneladas de lixo.

O director do Departamento Municipal de Ambiente Urbano sublinhou igualmente o esforço que a autarquia fará para sensibilizar a população para a necessidade de separar os resíduos, com campanhas nos canais de televisão, rádios, imprensa, multibanco, folhetos a distribuir pelas juntas de freguesia e actividades em 200 escolas que abrangerão 50.000 alunos e professores.

"Sem a colaboração de todos limpar Lisboa é uma missão impossível", afirmou.
In JN

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Entao, só falta 1 000 000 de novos lisboetas.....para a cidade ficar limpa!