Claro que se pode considerar esta operação uma interpretação literal de Keynes, que falava, ao que parece, em "cavar buracos e tapá-los". Um pormenor interessante é que a maioria da areia colocada na Costa da Caparica vai depois depositar-se em plena Barra Sul - para quem não sabe, o principal canal de acesso ao Porto de Lisboa, o tal que se prepara para receber porta-contentores post-Panamax.
E ainda há quem pense que Portugal é um país pobre.
E ainda há quem pense que Portugal é um país pobre.
5 comentários:
Publicado a 12 de Março de 2008
http://luismarquesdasilvaarquitectura.blogspot.com/2008/03/costa-de-caparica-crime-urbano.html
procurem no google maps "cologna spiaggia". o que é aquilo submerso frente à praia? =) parece-me uma óptima solução.
É uma soluçaõ existente em várias partes do mundo.
é semelhante a um recife natural e constituído, por vezes, por estruturas afundadas, feitas de um material, tipo cimento, que endurece dentro de água.
Na verdade, elimina parte do efeito das correntes, produz uma zona de defeso e águas calmas, como nos recifes.
No entanto, são soluções que são implatandas em zonas de oinha de costa sem acidentes (rios).
Não sei se naquela zona, sujeita ás fortes correntes do tejo, teria bons resultados.
O que na Caparica se passa será simplesmente ukma coisa:
O recuo da costa, por acção da menor deposição de areias vindas do tejo, dragadas para construção e das areias presas nas barragens. Por outro lado, a constru~ção e destruição de dunas, impediu o normal movimento das mesmas.
Portanto, qualquer acção que não elimine as anteriores, nunca terá resultado. A não ser que se destruam as praias e se construam paredões de kilóimetros, sujeitos a manutenção frequente.
Na verdade, aquelas praias acabarão por desaparecer e a Costa da Caparica será uma cidade com uma marginal em pedra.
mas para isso toda a costa, desta a trafaria até à fonte da telha tem de ser emparadeda, já que a zona atrás das dunas está abaixo do nível do mar alto.
Quem vai pagar a asneirada (para não dizer a golpada) de carregar areia para a Costa quando já toda a gente sabia que ela iria desaparecer?
Era claro desde o início que toda a operação de reposição de areia era para "inglês ver".
Os nossos dirigentes preferem gastar o nosso dinheiro em trabalhos inúteis do que explicar à população por A+B qual o problema e a sua origem e daí extrair uma solução inteligente!!
Mas não! É o país que temos até começarmos a votar em dirigentes melhores (onde é que eles estão? por favor apareçam, precisamos de vocês!!!).
Cumprimentos.
Enviar um comentário