16/09/2009

Aprovada classificação do Bairro das Estacas


(Desenho retirado do site do Arquivo Municipal, aquando da morte do Arq. Ruy Jervis D’Athouguia, em 2006)




Esta manhã, foi aprovada em sessão de CML uma proposta CPL com vista a incumbir os serviços de:

«1. Iniciar os procedimentos com vista a abertura de classificação do conjunto do Bairro das Estacas como Imóvel de Interesse Municipal.

2. Torne efectivos os efeitos dessa classificação, incumbindo os serviços de:

2.1 Implementação de um projecto-piloto de reabilitação integral do Bairro, incluindo a retirada dos elementos espúrios dos prédios (marquises, cabos, caixas de ar condicionado, etc.), a recuperação do mobiliário urbano de época e do desenho original dos logradouros.

2.2 Estudar a possibilidade de desenvolver um projecto de construção de estacionamento para residentes
».

Sobre este último ponto, proponho que seja construído um parque de estacionamento subterrâneo para residentes na Rua Antero de Figueiredo, que tem largura e extensão para isso e, sobretudo, está atolhada de carros todo o santo dia.

4 comentários:

Rodrigo disse...

se calhar era bom acabar com a vergonha das marquises e se fizessem obras em alguns prédio para o ferro do betão armado deixar de estar à mostra e para daqui a uns anos não aconteçam "azares" à portuguesa...

Anónimo disse...

uma boa noticia.

mas devia estnder-se ao belo conjunto urbanístico areeiro/av. roma/Av. João XXI/Av. EUA.

e com medidas de recuperação, tal como foi feito em bairros históricos, através da recuperação ds arquitectura original.

passará também pela eliminação de marquises, até porque nesta zona o problema das casas pequenas suburbanas não é invocável.

A maior parte das casas destas zonas são bastante grandes, bem acima da média.

rec disse...

mas já existe um parque de estacionamento da EMEL numa rua perpendicular a essa (http://www.emel.pt/pt/estacionamento/parques/residenciais.jsp), a 2 minutos de distância.

nota: confesso que não sei se este parque já está esgotado, mas atendendo ao estado dos outros, parto do princípio que ainda tem muitos lugares.

António Muñoz Arq disse...

O incivismo em vigor,nesta "esquerda moderna" em que vivemos(há anos!),levou á degradação progressiva dos valores,desde a escola até aos bairros,do Bairro do Arco do Cego,aqui falado,e agora ao Bº das Estacas,neste post.
Do post (pactuando a medida da CML) parece poder concluir-se que, com uma "lei" que proibisse as marquises e arrancasse as caixas de ar-condicionado (etc...), tudo voltaria ao normal, os valores estéticos e civilizacionais voltariam aos bairros e aos seus habitantes.
É tudo ao contrário.
Quanto mais "leis" a proibir, pior; esta "esquerda moderna",este "socialismo" serôdio julga que as escolas se reformam,apertando com os professores ,e, que os bairros se reestruram apertando com os habitantes e com as suas "marquises"...
E o "Ordenamento do Território",que está na lei e que evitaria muitas destas tensões( melhor habitação e estacionamento p.ex) ?
Nenhum partido fala nisto,na especulação imobiliária. Porque será ?