02/09/2009

Metro no Correio da Manhã

Via SCC

11 comentários:

Anónimo disse...

Quem anuncia estas coisas a 20 e poucos dias de eleições não tem manifestamente a menor vergonha na cara.

HOMOSAPIENS disse...

2020????????

Não sei não, a mim parece-me mais 2040 e já sou amigo ao dizer isto.

Maxwell disse...

Não trazia mais nenhuma informação anexa? rede desorganizada essa--

VIcent disse...

Não sei como é possível existir uma comunicação durante a tarde, e à noite grande parte dos Jornais on-line falarem todos de valores diferentes em relação ao investimento total (em €), como no numero de estações a serem construídas... Vi em diferentes noticias 27, 30, 31, 33... Ridículo.

E para completar a comédia, nesta imagem vejo algo que ainda não vi referido em nenhum jornal. Benfica não teria 1 nova estação como li sempre até aqui, mas sim duas! Uma na Av. Uruguai (est. Uruguai) e outra aparentemente apenas denominada de Benfica - talvez ligando-se há já existente estação de comboios de Benfica?

Enfim, se isto não fosse devido às eleições que teremos até seria bom para Lisboa, assim é só lixo.

Nuno Santos Silva disse...

A ideia parece genericamente boa, mas há questões intrigantes, como por exemplo
Por que razão tem de haver uma ligação directa entre o Oriente e o Hospital Amadora-Sintra?

Xico205 disse...

Porque o Oriente é servido pela linha Vermelha e o Amadora-Sintra pela linha Azul.

Já vi projectos de expansão do ML muito melhores que esse. Sem essas bifurcações ridiculas.

E com expansões a sitios melhores que Horta nova e Bº Padre cruz, onde o metro não faz falta.

Anónimo disse...

É absurdo estarem a criar novos «torniquetes» com subramais e bifurcações. Já não se devem lembrar dos problemas criados pelo antigo estrangulamento no Marquês do Pombal.

Anónimo disse...

após as criticas de falta de planeamento a longo prazo e á falta de ocntrução e expansão do metro, vêm as críticas a ....expansão e contrução.

este país só está mesmo bem a dizer mal.

Bifurcações existem em qualquer metro do mundo.

a criação da linha circular, abrangendo a linha verde e parte da amarela é excelente.

a extensão da linha vernelha á amadora é muito boa, já que abrange todos os bairros populosos da periferia de lisboa (bem mais que o centro, como amadora, benfica, carnide, telheiras) ligando ao campo grande, aeroporto e oriente.

a extensão da vermelha a campolide, campo de ourique e amoreirasé excelente para ligar a uma das centralidades de lisboa, bem como a alcântara e alvito (onde liga com estação da fertagus).

a linha verde passar por s. bento e santos é execlente para ligar o casco urbano da cidade, bem como a estação em alfama.

e a extensão da azul a benfica não é criticável, j+a que é uma zona muito populoS.

Também a estação na avenida de madrid, para a ligação á estação da fertagus.

e as extensões a loures e odivelas também são excelentes, já que se trata da unica zona da AML que não tem comboio...

como se pode criticar isto?!

ainda por cima é para complementar com metro ligeiro para oeiras e dentro de lisboa.

são todas ligações necessárias!

e o metro nunca teve um plano a longo prazo.

criticar só que esta rede devia estar feita hoje e não daqui a 10 anos!

Rodrigo disse...

Vejam o público está mais claro o boneco. Concordo que expansão Horta nova e Bº Padre cruz não faz sentido, é preferível à zona do Carrefour

Anónimo disse...

Carrefour? Há quanto tempo não há Carrefour de qualidade nenhuma?

Unknown disse...

Parece-me estranho deixar cair a "linha das colinas" que seria essencial para dotar os bairros residencias do centro, em 2004 anunciava-se uma parceria publico-privada, para ela:

"Com uma extensão de 8,5 quilómetros e 16 estações, a obra, cuja abertura do concurso público está prevista para o último trimestre de 2005, vai servir parte da zona histórica da cidade. Com estações terminais em Campo de Ourique e Santa Apolónia, a nova linha terá paragens na Estrela, São Bento, Academia das Ciências, Príncipe Real, Avenida, Campo Mártires da Pátria, Gomes Freire, Estefânia, Arroios, Paiva Couceiro, Penha de França, Sapadores, Graça, Cerca Moura e Santa Apolónia"
(in DN, 18 Dezembro 2004)

Esquecendo os bairros residenciais do centro, onde o estacionamento é já de sí impossível, estes não conseguem atrair novos habitantes que não dependam de transporte própio, e assim estão condenados à desertificação ou à demolição do parque habitacional antigo para construção nova com garagens em cave.