08/09/2009

Ninguém tem vergonha do estado a que chegou a Capela de Santo Amaro?







Estas são algumas das fotos publicadas no bom do blogue Lisbboa S.O.S., que faz desta magnífica capela maneirista do Alto de Santo Amaro uma das suas causas. Muito justamente, aliás.

Algumas perguntas que se impõem:

1. Sendo, como é, um Monumento Nacional (http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=71201), como é possível que IGESPAR/MC a tenham esquecido para os já célebres "cheques-obra" que vão permitir fazer o que o Estado se demite de fazer (a não ser que haja "designers" e "criativos" metidos ao barulho, claro), porque diz não ter dinheiro para tal?

2. O corpo de escuteiros é o responsável pelo lixo em que se tornou as galerias em volta da Capela de Santo Amaro. Será que Baden-Powell veria com agrado os "despojos" que aqueles escutas deixam diariamente naquele que é o monumento mais importante de Alcântara?

3. O Patriarcado, quando fechou o templo ao culto, alguma vez pensou estabelecer um protocolo que fosse com algum mecenas, por exemplo, o Grupo Pestana, do Palácio Vale-Flor, hoje hotel Pestana Palace, que permitisse, por exemplo, a celebração de casamentos ali?

8 comentários:

Anónimo disse...

INEXPLICÁVEL

Anónimo disse...

Ora, isso faz parte do irresistível charme de Lisboa.

Anónimo disse...

Parece que o grupo Pestana e restantes, já não querem protocolos nem colaborações semelhantes...

Preferem comprar, por meia dúzia de cascas de alho, os palácios do nosso património PÚBLICO, que o Sócrates e António Costa fazem questão de lhe entregar!

(com a explicação, para estúpidos, de que é com isso que vão equilibrar as finanças públicas)
Mas para construir um mamarracho novo na orla litoral do Tejo, já não falta dinheiro!

Podiam reabilitar um dos edifícios do património público para o programa de ampliação necessário ao museu dos coches! - (eram dois coelhos com um único tiro!)

Mas não - isso não cumpre os desígnios dos meandros partidários dos nossos governantes!
Governam-se em vez de governar!

Um dia destes ainda vamos ver esses senhores nos cargos de topo dessas mesmas empresas...

Anónimo disse...

nojento

Anónimo disse...

Quando vi estas fotografias pensei que quem ali parava era os sem-abrigo. Afinal a lixarada é feita pelos escuteiros. No comments!

Anónimo disse...

Ah, malandros dos escuteiros que pintaram aqueles graffiti.

RL disse...

É realmente uma pena que se deixe chegar a este ponto o património.
Durante os meus anos de liceu no D. João de Castro,era neste local que namorava com a pessoa que... iria ser a minha mulher.

Anónimo disse...

Eu sempre sonhei em um dia casar na Capela de Santo Amaro pois foi ali na zona que vivi e estudei toda a vida, cada canto tinha o seu encanto e agora recordações!Este ano vou casar, e o meu sonho de ser na capela caiu por terra e infelizmente vou ter de casar numa freguesia que a mim nada faz recordar... enfim.. é triste mas é o que temos...