08/09/2009

PSD chumba venda de palácios em Lisboa para hotéis de charme

In Sol Online (8/9/2009)


«O PSD vai inviabilizar hoje na Assembleia Municipal de Lisboa a venda dos dois últimos palácios que a autarquia pretendia alienar para hotéis de charme, disse à Lusa o líder da bancada social-democrata


«Não vamos viabilizar a venda de património nesta fase, antes de eleições. Quem as ganhar, terá património para poder gerir como melhor entender», justificou à Lusa Saldanha Serra.

Para o líder da bancada social-democrata, autorizar a venda dos palácios do Machadinho e Pancas Palha (também conhecido por Van Zeller) seria «completamente extemporâneo».

Estes são os dois últimos edifícios que integravam o lote de palácios que a autarquia tinha seleccionado entre o património municipal para serem alienados exclusivamente para hotelaria de charme.

A iniciativa 'Lisboa, capital do charme' ficou assim reduzida à venda do palácio Brancaamp, entre os cinco propostos, depois de a maioria social-democrata na Assembleia Municipal ter chumbado no final de Junho a venda do palácio Benagazil e de um edifício na Rua da Atalaia.

O vereador das Finanças e do Património, Cardoso da Silva (PS), lamentou à Lusa o que considera ser um «tiro no pé do PSD», que vai prejudicar o pagamento a fornecedores ao limitar a receita extraordinária prevista no orçamento camarário.

«Se ganhar, fica sem estas receitas, se perder, voltamos a colocar a proposta na Assembleia Municipal e vendemos os palácios. Embora não possa falar pelo futuro executivo, julgo que o doutor António Costa vai voltar a esta proposta», afirmou.

Para Cardoso da Silva, a alienção dos palácios representava uma proposta «dois em um», implicando «mais receitas e a recuperação desse património, que a Câmara não poderia recuperar».

O palácio Brancaamp foi alienado por mais de 2,4 milhões de euros, um valor superior em mais de 500 mil euros à base de licitação.

Lusa / SOL»

...

Insiste, insiste, flecte, flecte.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Lisboa, capital do charme" parece mesmo slogan do Santana, apesar de inventado pelos infelizes que lá estão.

Para não se fazer publicidade enganosa, o slogan deveria ser "Lisboa, capital do desleixo".

Anónimo disse...

Deixa-me rir. Pelos vistos o PSD se conseguir ganhar também os vai vender. Isto é tão engraçado...

Anónimo disse...

Parece que o grupo Pestana e restantes, já não querem protocolos nem colaborações na reabilitação do nosso património.

Preferem comprar, por meia dúzia de cascas de alho, os palácios do nosso património PÚBLICO, que Sócrates e António Costa fazem questão de lhes entregar (com a explicação, para estúpidos, de que é com isso que vão equilibrar as finanças públicas)

Mas para construir um mamarracho novo na orla litoral do Tejo, para um novo Museu dos Coches, já não falta dinheiro!

Podiam reabilitar um dos edifícios do património público para o programa de ampliação necessário ao actual Museu dos Coches, que seria mantido! - (eram dois coelhos com um único tiro!)

Mas não - isso não cumpre os desígnios dos meandros partidários dos nossos governantes!
Governam-se em vez de governar!

Um dia destes ainda vamos ver esses senhores nos cargos de topo dessas mesmas empresas...

Anónimo disse...

Já tinha listo isto no blog do urbanismo do Costa (lisboacomcosta.blogspot.com).
É vergonhoso o que o PSD tem feito.

Anónimo disse...

Tão vergonhoso como o escárnio que para aí fizeram quando o Santana Lopes veio com a história dos hotéis de charme, nem mais, nem menos.