17/09/2009

PSD: António Preto acusado de comprar votos a 25 e 30 euros

In Sol Online (17/9/2009)


«O social-democrata António Preto é acusado de comprar votos a 25 e 30 euros junto de habitantes de bairros sociais, cuja filiação no PSD também é paga. Uma militante do partido dá a cara e denuncia o esquema à revista Sábado

A luta pelo controlo da distrital de Lisboa do PSD e até pela liderança nacional do partido passou pela compra de votos a 25 e 30 euros, denunciou a militante Irene Lopes, que dá a cara num vídeo disponível no site da revista Sábado.

Segundo a social-democrata, o esquema de angariação e compra de votos passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia. Como contrapartida, estes são obrigados a inscrever os seus familiares no PSD e a recrutar novos militantes, prometendo dinheiro a troco de votos nas eleições internas do partido.

«À porta da secção H e Oriental [de Lisboa] há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas», conta Irene Lopes, que fala de valores de 25 a 30 euros.

A militante confessa que teve «14 militantes» inscritos na sua morada, e adianta que os bairros sociais são um dos principais alvos de angariação de votos.

«São pessoas que não têm nada a ver com o partido nem desejam ser militantes», afirma.

Irene Lopes acusa directamente António Preto e Sérgio Lipari de organizarem a operação, que dura há vários anos. Também Helena Lopes da Costa é implicada na fraude eleitoral por outras fontes do partido.

A Sábado afirma mesmo que o número de militantes com cotas pagas «duplicou» nas principais secções do PSD de Lisboa, tendo o valor «sextuplicado» na secção E.

Os visados desmentem todos os factos à revista. António Preto e Helena Lopes da Costa foram escolhidos por Manuela Ferreira Leite para a lista de Lisboa à Assembleia da República.

SOL»

8 comentários:

Anónimo disse...

Paulo
Qual o interesse?
Aliás até posso compreender o teu interesse mas...
Lamento que tenhas colocado esta não-notícia.
Julgo que não deverias levar este blog por esses caminhos.

Anónimo disse...

Exactamente.

Não tendo o caso nada a ver com o âmbito deste blog, não se percebe por que veio aqui ter.

Ou melhor, percebe-se, mas a razão não é boa.

Anónimo disse...

Pelo contrário, na medida em que este tipo de pessoas tomaram ou podem tomar decisões, no futuro, sobre a cidade, acho que faz todo o sentido.

Anónimo disse...

Preto é candidato autárquico em que lista?

Anónimo disse...

Lamentável senhor Paulo Ferrero.
Mas deixo aqui algumas perguntas.
Será que Manuel Salgado ainda te condiçoes para continuar no cargo?
Pareceres juridicos da mulher? A antiga bastonaria da ordem dos arquitectos a arqta Helena Roseta e o Arq Paulo Pais aceitam esta promiscuidade? Será que deontológicamente o Arq Manuel Salgado não deveria ter um processo disciplinar?
Uma vergonha e só estiveram 2 anos imagine-se que estavam mais!
Nada não fizeram nada!

Anónimo disse...

Quanto tempo esteve a arguida ex vereadora Helena Lopes da Costa a decidir na cidade de Lisboa ?

Anónimo disse...

Esta é uma noticia política ou melhor, de politiqueira.
Também me parece relativo o interesse para o blog.
Aliás, um pouco ao jeito das notícias postadas atrás, uma em que Santana acusa Costa (Lesmopostada) e a outra em que Costa condena Santana (Ferreropostada).
Não vou contribuir para transformar este blog num site de campanha.

Izequiel disse...

Só a mim é que não me propuseram isso, senão já era militante do psd.