13/10/2009

S.O.S. Sé de Lisboa vítima de vandalismo de Estado

Exmo. Senhor Ministro da Cultura
Dr. José Pinto Ribeiro

C.c Director-Regional de LVT
C.c. Presidente do IGESPAR
C.c. Presidente da CML
C.c. Presidente da AML
C.c. Presidente da Junta de Freguesia da Sé


Vimos por este meio apresentar a V.Exa. o nosso protesto veemente por uma situação que consideramos grave e escandalosa, seriamente lesiva de um Monumento Nacional, e que pré-figura mais uma acção de vandalismo de Estado, uma vez que, ao que apurámos, é da exclusiva e inteira responsabilidade da Direcção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e, portanto, desse Ministério.

Trata-se de uma intervenção de "restauro" que está a ser feita na pedra antiga junto ao portão Norte da Sé de Lisboa, sendo que anexamos fotos e breve descritivo em
http://cidadanialx.blogspot.com/2009/10/obras-de-restauro-na-se-de-lisboa.html#comments .

Antes deste protesto, consultámos o IGESPAR que nos garantiu desconhecer a situação, e a própria DRC-LVT que nos pediu que denunciássemos o caso para o seu próprio endereço de email, o que já fizemos, naturalmente.

A menos que se trate de uma intervenção justificável e reversível a breve trecho, consideramos que este episódio é sintomático sobre o estado de coisas relativamente ao património arquitectónico do país, e do entendimento que dele fazem os poderes públicos.

Já não bastava o efeito da poluição e o vandalismo anónimo que continuamente atentam contra o nosso património, para que sejam agora os próprios responsáveis pela conservação dos Monumentos Nacionais a adulterá-los.

Finalmente, e em jeito de rodapé, não podemos deixar de dar conta da nossa preocupação em relação a um projecto de intervenção profunda na mesma Sé, projecto esse a ser elaborado neste momento pelos serviços da mesma DRC-LVT, o qual, à semelhança do Terreiro do Paço, se prepara para ser anunciado à população como um facto consumado. É preciso que este projecto seja divulgado quanto antes!


Melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado, António Branco Almeida, Pedro Gomes, António Sérgio Rosa de Carvalho, Jorge Santos Silva, Miguel Atanásio Carvalho, Artur Lourenço, Luís Serpa, André Santos e José Morais Arnaud



Fotos: GCS

13 comentários:

Lesma Morta disse...

Tendo uma licenciatura em História fiquei aterrado com o que acabei de ver. Em Historia de Arte lembro-me de estudar recuperações feitas por esse mundo fora que orgulhariam os construtores iniciais. Isto não é nada. em qualquer país a serio estaria em causa a cabeça de ministro da cultura e do IGESPAR.
Uma vergonha. Como cidadão exijo que se corrija esta vergonha imediatamente. Não se trata do pátio lá de casa ok? É a SÉ de Lisboa.

Jorge Santos Silva

Lesma Morta disse...

Segundo informações obtidas, a obra foi suspensa. 1 a 0.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Não é preciso ser entendido em reabilitação de património para ver a absoluta estupidez que assistimos aqui.
País habituado ao provisório e á barracada ilegal, não pode ver mal neste atentado.

Anónimo disse...

Parabéns, é bom ver a Cidadania em acção!

f.

Raul Nobre disse...

O meu muito obrigado aos signatários desta exposição.
Vou ter o atrevimento de vos agradecer também em nome de todos os portugueses.

Jose Santa Clara disse...

Na extensa lista de destinatários não vi o Patriarcado de Lisboa, que me parece ser o "dono-de-obra"...

Alexandre Herculano disse...

Aqui jaz o sepulcro do nada.

Anónimo disse...

LOBO VILLA,13-10-09
Aqui no blog, estamos a ficar mais irritantes do que aqueles que nos irritam...
Desde o que tem "uma licenciatura em História" até ao que agradece "a todos os portugueses" , passando pela "absoluta estupidez ", disto...vale tudo,sem valor algum, FINAL.
Toda esta estupidez tem de ser enquadrada,para que se entenda o que se está a passar.
E assim, volto ao comentário anterior: a antiga DGEMN,que sabia de OBRAS foi desmantelada -mediante o Socretino PRACE- em favor dum vago Igespar que não sabe nada de nada,actualmente(como o actual Director já declarou,públicamente,noutro contexto).
Portanto,atentados como este vão-se repetir,por muitos anos,enquanto esta Socretina anormalidade não fôr corrigida.

Anónimo disse...

ninguem chama a conceição lino?vai sobrar alguma coisa original na minha cidade para explicar aos meus netos o que já fomos no mundo?onde está o respeito pelo nosso berço glorioso?pelas obras fantásticas feitas pelos nossos antepassados?pela nossa identidade cultural?que pena em campanha eleitoral ninguem fala destas aberrações,será que para os nossos politicos é o que isto é ou nem por isso?muito triste

Raul Nobre disse...

Ao dizer que "agradecia em nome de todos os portuguses" a minha ideia foi deixar bem vincado o sinificado da Sé de Lisboa para todos os portugueses. O simbolismo da Sé de Lisboa está para além daquilo que diz respeito à nossa Lisboa. Começamos no D.Afonso Henriques, passamos pelo D.Pedro Pitões, acompanhamos os 200 barcos da esquadra dos Cruzados, montamos os três acampamentos, ajudamos a construír as duas torres de madeira e o túnel sob a muralha, participamos no ataque, deixamos o saque aos Cruzados, sagramos a mesquita e pronto, a Sé de Lisboa "já cá canta". É Portugal a nascer. Portanto NÃO VENHAM DAR CABO DA SÉ. Quero lá saber se é preciso barafustar ou gritar ou insultar os autores daquele atentado. E estão cheios de sorte se eu não chamar o D.Afonso Henriques...

Anónimo disse...

LOBO VILLA,14-10-09
Neste momento,Sr Nobre,não me interessa nada o simbolismo da Sé,nem o Dom Afonso Henriques ;
volto á minha :o "restauro" é muito mau, está dito que é um "terrorismo de Estado " e ,claro que concordo !
É apenas disto que falamos aqui.
E que a DGEMN (Dir Geral dos Monumentos Nacionais),única entidade que sabia destas obras, foi desfeita,em troca de nada,ou seja em favôr das "reformas" Socretinas,dum vago IGESPAR...
Esta é a questão !!! (deixem o Dom Afonso em paz...)

Joana CF, disse...

ninguem chama a conceição lino?vai sobrar alguma coisa original na minha cidade para explicar aos meus netos o que já fomos no mundo?onde está o respeito pelo nosso berço glorioso?pelas obras fantásticas feitas pelos nossos antepassados?pela nossa identidade cultural?que pena em campanha eleitoral ninguem fala destas aberrações,será que para os nossos politicos é o que isto é ou nem por isso?muito triste

Raul Nobre disse...

De acordo, Sr. Lobo Vila.
O importante é que todos estejamos atentos para que não destruam o nosso património . Nem os Socretinos, nem os Leitarinos, nem os Portalinos, nem os Jeroniminos, nem os Louçalinos. Venha em bem quem vier por bem.