16/11/2009

Laranjeiras de alvalade retirada prevista para a próxima semana pela CML

Chegado por e-mail:


Esta semana as laranjeiras da Praça de alvalade tiveram direito aos últimos mimos da autarquia.
Os funcionários da autarquia realizaram podas ( e vão continuar a realizar) para preparar as árvores para a sua remoção. Segundo nos disseram, a próxima semana será a última em que as árvores viveram em redor da estátua do Santo António. As laranjeiras estão já repletas de laranjas coloridas mas já vão passar o Natal noutra Freguesia.
Graças ao empenho do sr. Vereador José Sá Fernandes!!!
Em vez de um espaço público arborizado, teremos separadores pavimentados a liós.
O propósito dos eleitos é desconcertante.

Atentamente

Laranjeiras de Alvalade

11 comentários:

Susana Neves disse...

E a que se deve esta remoção?

Qual é o motivo?

Anónimo disse...

o motivo é a praça de alvalde estar ha 4 anos por acabar (devido às obras do metro)
agora finalmente decidiram retirar o estaleiro do metro e restaurar a praça.

nao vejo é razao para tirar as arvores.. umas laranjeiras dão sempre uma imagem gira na cidade

laranjeiras de alvalade disse...

A obra de alargamento da Estação de Metro de Alvalade, anteriormente realizada a céu aberto implicou o derrube das árvores que existiam no lado Sul da Praça de Alvalade na Av. de Roma, entre elas as Laranjeiras do separador central. Com a conclusão da obra, o separador central foi unicamente pavimentado. Este facto que está ao alcance de todos os utentes do local implica que no verão a situação de desconforto nas travessias da Praça de Alvalade é tal que só com óculos de sol e chapéu na cabeça seja minimizado.
Agora, com o retomar da obra do Arranjo à Superfície da Estação de Metro de Alvalade, a “Ferconsult”, propõem-se concluir a obra de pavimentação, com projecto aprovado pelo Vereador José Sá Fernandes onde irão ser removidas as 18 Laranjeiras existentes nas ilhas de acesso à Av. de Igreja: 10 laranjeiras no lado Poente da Av. da Igreja e 8 laranjeiras no lado Nascente.
Em lugar do espaço público arborizado, surgirá uma área pavimentada em laje de pedra de Lioz à semelhança do separador a Sul da Estatua de Santo António.
Não existe nenhum impedimento na manutenção das árvores existentes. Pretendem unicamente uniformizar a aridez em torno da Estátua de Alvalade.
O gabinete do Vereador José Sá Fernandes confirmou esta intenção e a obra está em curso. E mais na resposta enviada o vereador sublinha que o derrube das laranjeiras faz parte de um projecto global para o espaço público da Av. de Roma, onde serão removidas todas as árvores do separador central da av. de Roma.
Consulte
http://www.laranjeirasalvaladelisboa.blogspot.com/

Susana Neves disse...

Isso é puro terrorismo ambiental!

E um atentado a uma cidade que se pretende moderna, logo ecologicamente sustentável.

Susana Neves disse...

Agradeço o vosso esclarecimento, muito obrigada.

A.lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.lourenço disse...

ainda hoje passei em Alvalade e tentei perceber o porquê do derrube das Laranjeiras e realmente não percebi. Se são abatidas apenas por capricho de alguém então estou de acordo, realmente não passa de puro terrorismo ambiental e teimosia cega.

Colibri disse...

As laranjeiras de alvalade desaparecem da praça por opção do projectista CML, com aprovação dos dirigentes camarários e em especial do vereador José Sá Fernandes. Todos pagos com dinheiros públicos.
A teimosia e prepotência de quem está no poder na CML traduz-se nisso mesmo: terrorismo ambiental.

Susana Neves disse...

Claro que a ideia de plantar laranjeiras ao pé da Estátua do Santo António deve ter uma história e um projectista de bom gosto, era bom sabê-lo porque se as árvores não valem por si (valem, mas não são recohecidas como tal) então interessa saber o que mais se apaga da memória.
A empresa que destruirá as laranjeiras, em vez de por exemplo a jardinar à sua volta, parece desconhecer a filosofia empresarial de associar à sua imagem propósitos ecologistas.
É um privilégio de em Lisboa conseguir ter laranjeiras que dão fruto!!! Porque não tiramos partido disso???

Anónimo disse...

Quando é que a população de Lisboa deixa de votar nos terroristas que têm destruido Lisboa e passa votar na CDU nas autarquicas?

Nada disto aconteceria.

Anónimo disse...

Boa. E os veradores da CDU que estão na câmara de lisboa não podem associar-se à defesa desas árvores e mesmo questionar as juntas de freguesia envolvidas?
É que estão todos muitos calados!