06/11/2009

Ritz Clube. Att. da CML:






Hoje está à venda, como se atesta aqui, descrito como "oportunidade a não perder".

Em 2005 eram só esperanças, houve protestos e mobilização mas a CML, nicles, chutou para o lado, apesar do imóvel ter estado para ser classificado, até que há pouco tempo o IGESPAR decidiu encerrar o processo de classificação em curso.

É uma pena que estando o Plano de Pormenor do Parque Mayer não tenha em consideração esta sala carismática da "noite lisboeta" quando ela até está a pouquíssimos metros da zona abrangida pelo PP, i.e, na Rua da Alegria. Que diabo, não há forma de salvar aquilo?


Fotos: antigas e recentes

4 comentários:

Anónimo disse...

salvar para quê? para fazer um museu? para estar às moscas? para fazer bailes dançantes para a malta que agora vai para o bairro alto?

sinceramente eu não tenho ideias, e julgo que a CML também não tem. quem tiver que opine que eu estou curioso...

Gastão de Brito e Silva disse...

Conheço o espaço, que foi em tempos um cabaré de Lisboa,rivalizava com o Maxime, local onde se reunia uma elite social e jet set lisboeta nos loucos anos 30 inspirado nas modas francesas e americanas tentando sempre acompanhar as tendências como uma espécie de parente pobre, foi palco de acontecimentos artisticos certamente memoráveis e que contribuiram para a história da cidade. Ultimamente foi descaracterizado, perdeu todo o glamour pela falta de manutenção e pelo tipo de espectáculos que promovia, a sua frequência também não era lá muito encantadora, era pouco convidativo para um sábado á noite...estava condenado...

A falta de imaginação, iniciativa, investimento e cultura, acabam por dar na estagnação e subvalorização do nosso património....nem os proprietários, nem os autarcas souberam dar resposta e aproveitar esta jóia...

Mais que não seja façam outro bar de varões com brasileiras e eslavas...se não tiverem imaginação para mais...talvez assim consigam ainda ganhar uns eurozitos e adiar a demolição, ruina ou outro destino menos agradável.

Ás vezes estes senhores "da cultura" não entendem que há locais que já têm a magia e a patine, o ambiente está lá e a estrutura também...ainda por cima depois dão-se ao luxo de construir obras faraónicas para suprir a falta de locais como este...

enfim...

RC disse...

Sei que já há alguns anos este espaço está fechado, mas não deixo de ficar sinceramente triste com esta noticia!
Como acabam dia a dia espaços de culto no centro de Lisboa, tornando-a uma cidade cada vez mais vazia.
E continua-se a construir o maior e depois outro ainda maior e outro...espaços comerciais na periferia...
É a cidade que temos...ou a cidade que merecemos!

Anónimo disse...

Esta sala de espectáculos é uma mais-valia da história e da cultura lisboeta. Não se pode deitar fora um espaço físico de correntes culturais, noites de pessoas e milhares de histórias do ritz clube. É um objecto de investigação demasiado valioso para a memória ficar viva e ser estudada. O futuro e o presente só serão vencidos com o conhecimento da história. Além do mais é um imóvel de interesses múltiplos para a cidade, turístico, comercial, arquitectónico entre outros.
Tem de existir uma consciência da importância destes espaços, as mentalidades de todos tem de estar activas para reconhecer e dar respostas a estes problemas. Uma sociedade evoluída cuida e valoriza o património cultural.