07/11/2009

PIC-NIC nos passeios do ROSSIO



Os proprietários do Snack-Bar PIC-NIC no Rossio são particularmente abusadores do espaço público. Desde a paragem de autocarros até às árvores, tudo serve para "arrumar" os equipamentos da esplanada. Com o final do verão, as cadeiras da esplanada são simplesmente empilhadas e acorrentadas ao tronco das árvores. Por sua vez, a esplanada duplica de dimensão ao domingo, invadindo o passeio todo. Fica apenas um estreito canal que mal deixa passar uma pessoa. Provavelmente o actual número de cadeiras e mesas não corresponde ao licenciado pela CML. As pessoas com mobilidade reduzida são completamente ignoradas. Inaceitável.

As esplanadas são um dos casos crónicos da Baixa: na sua maioria, são feias, sujas, desarrumadas, desalinhadas, carregadas de publicidade, de cores berrantes e com ar desleixado. E falta ainda referir os horrivéis dispositivos de plástico para os "menus", quase sempre oferecidos por marcas de refrigerantes e de cervejas. O que é fabricado para um bar de praia ou de subúrbio é aplicado nas ruas da Baixa, classificada pelo Estado como Imóvel de Interesse Público (e candidata a Património Mundial pela UNESCO...).

6 comentários:

Anónimo disse...

até ja refilam com os menus dos cafes?
Se a publicidade (seja ela onde for) dá dinheiro, é obvio que os cafés aproveitam.
antes ter um cafe com menus da coca cola do que ter cafés fechados por falta de € (que a publicidade traz)

Luís Alexandre disse...

O mais incrível é que a Baixa deve ser das poucas zonas da cidade onde se vêm muitos polícias (PSP e PM) e ninguém fiscaliza nada.

Anónimo disse...

turning a blind eye...

FJorge disse...

Já por várias vezes tive de ajudar um cidadão invisual a ultrapassar estas "armadilhas". A CML não pode faltar na sua obrigação de fiscalizar as anomalias no espaço público. Todos os cidadãos têm direito a circular nos passeios sem obstáculos aberrantes como estes.

Miguel Santos disse...

Caro FJorge, não obstante concordar com o essencial do seu texto, quando fala de "subúrbio" sobe por aí um preconceito que não é simpático. Talvez não se tenha apercebido, mas parece-me uma referência de mau gosto. Com o perigo inerente às generalizações.

FJorge disse...

Tem razão Miguel Santos, é talvez um abuso a utilização que se faz actualmente da palavra subúrbio. Mas é simplesmente porque os subúrbios em Portugal são quase sempre de má qualidade urbanística e arquitectónica fruto da falta de planeamento do território. Noutros países / culturas não se faz essa associação pois muitas vezes os subúrbios são as áreas urbanas com melhor qualidade de vida (como em Viena). Obrigado pela chamada de atenção.