29/05/2010

Pó...





Fui hoje de manhã ao mercado biológico do Principe Real e aproveitei para visitar pela primeira vez o jardim desde a sua "renovação". Sem pensar em toda a polémica fui para ver sem preconceito e porque até simpatizo com a renovação feita no jardim de S.Pedro de Alcântara, ia com esperança de ser surpreendido pela positiva. Não podia estar mais enganado. O jardim que vi tinha lixo, entulho,restos de fitas, poucas sombras e pó, muito pó devido ao novo piso.O piso antigo era feio e degradado mas para isto era melhor deixar estar como estava. Havia uma nuvem de pó e ainda não estamos no verão.No verão, com a falta de sombras e o pó, grande parte do jardim será insuportável(oxalá me engane).Ia também com esperança de ver a antiga casa do jardineiro restaurada, mais uma decepção.Acabei por ir embora, com os produtos biológicos, decepcionado e triste por ver o jardim naquele estado e com pó, muito pó.

11 comentários:

Jorge Pinto disse...

Pois é, pó, muito pó. É o que as pessoas mais se queixam. Mas o vereador JSF continua a afirmar que se tratou de um restauro exemplar. Já não basta o pó jardim e ainda nos querem deitar poeira para os olhos.

Anónimo disse...

eu estive lá ontem também, apenas junto ao parque infantil e posso dizer que está muito melhor. não vi pó. o areão desapareceu e o no local apareceu calçada. as novas mesas e cadeiras (para jogar cartas) são muito boas. confesso que não andei pelo resto do jardim.

enfim, as pessoas vêm apenas aquilo que querem. para mim o mercado biológico, que visitei uma vez, foi uma grande desilusão. na altura saí decepcionado e triste com a ideia que havia quem considerava aquilo um bom mercado...

Paulo Lopes disse...

Que saudades que tenho do JSF quando era oposição a dizer mal de tudo e de todos.
Mudam-se os tempos, mudam-se os interesses......

Anónimo disse...

Pó na rua? Quem diria...

Anónimo disse...

O Zé reduzido a pó.

A.lourenço disse...

caro anónimo das 12.42,
respeito a sua opinião , e a zona junto ao parque infantil está bonita, está como nova
e é das mais protegidas do vento e tem piso adequado, não é isso que está em causa.Eu não falei aqui da totalidade do jardim, falei de partes, mas infelizmente é uma grande parte.
Voltei lá ontem ao final da tarde estive lá bastante tempo. Ontem havia , ao contrário, da manhã de Sábado,vento e menos gente,. Os bancos em diversas zonas estavam cobertos de pó, levantavam-se nuvens de pó, sobretudo na zona da esquina onde estava a bomba de gasolina e do passeio entre quiosques, e tenho a certeza que se alguém quem ali mora por acaso tivesse a janela de sua casa aberta esta estaria cheia de pó tal era o pó que andava no ar.Só lhe posso dizer que saí do jardim com os olhos e a roupa cheia de poeira.
isto não é dizer mal por dizer, há zonas do jardim que estão bonitas e gostos não se discutem, ou até discutem quando se trata dum bem público.O que ali está, em termos de piso está mal feito,é uma questão de bom senso, e se em zonas mais abrigadas não se nota, noutras mais desprotegidas é difícil de suportar.Agora das duas uma, podemos recorrer ao auto-elogio e enfiar a cabeça na areia, ou admitir o erro e tentar resolver a situação.Errar é Humano e não fica mal reconhecer e resolver.O contrário é teimosia.

Jorge Pinto disse...

Caro anónimo das 12:42

Admitindo que tenha caído directamente na zona do parque infantil sem ter passado por qualquer outra zona do jardim digo-lhe que teve muita sorte pois nesse recanto ainda se conseguiram preservar 6 das árvores de alinhamento que agora mantém esse recanto fresco e sombrio contrariamente ao restante jardim.
Mas não sei se reparou que o piso do parque infantil está completamente degradado. Após quase sete meses de estar encerrado ganhou fungos e bolores que a lavagem que lhe deram um ou dois dias antes da inauguração não foi suficiente para eliminar, ver fotos aqui:

http://amigosprincipereal.blogspot.com/2010/05/reaberturainauguracao.html

Anónimo disse...

Já me parece um pouco de exagero esta conversa do pó. Parece-me este pavimento em saibro muito adequado ao jardim histórico. Em Paris, o Jardim das Tuileries tem pavimento em saibro, e também Versailles e, que conste, os milhares de utentes parisienses e turistas que os visitam não se queixam do pó nos sapatos.

Anónimo disse...

Ora dêm uma espreitadela a outros jardins históricos do mundo que têm saibro como pavimento:http://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotos-g187147-d194171-Jardin_des_Tuileries-Paris_Ile_de_France.html#24246859.
E também http://www.chateauversailles.fr/jardins-parc

Julio Amorim disse...

Hummm....existe "saibro" de muitas qualidades e proveniências e, alguns desses (lavados), não dão origem a pó !?

Rosa disse...

Não fosse os Portugueses serem mestres no pavimento para jardins mais perfeito do mundo - a calçada - talvez esta discussão fizesse algum sentido.