29/05/2010

Oposição recomenda ao Governo suspensão de projectos para museus no eixo Ajuda-Belém

In Público (29/5/2010)
Por Maria José Oliveira


«Projecto de resolução do Bloco de Esquerda foi aprovado por toda a oposição. PS diz que o Ministério da Cultura já deu todas as explicações

A oposição aprovou ontem uma recomendação ao Governo para que sejam suspensas todas as acções sobre a transferência de museus e a criação de novos espaços museológicos no eixo Ajuda-Belém, exigindo ainda a elaboração de um projecto estratégico para a reconfiguração do conjunto naquela zona de Lisboa.

As propostas, que recolheram o voto contra do PS, integram-se num projecto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) e votado ontem no Parlamento. O BE não é contra a criação de um novo Museu dos Coches, nem se opõe à transferência do Museu Nacional de Arqueologia para a Cordoaria. Mas entende que é necessária uma planificação prévia que evite derrapagens financeiras e que não permita "encaixotar museus" em lugares cujas características ainda não foram avaliadas, explica a deputada Catarina Martins. Por isso, o Governo foi também aconselhado a pedir ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil um estudo sobre as fundações da Cordoaria Nacional, de forma a averiguar as condições de segurança e estabilidade do edifício.

O projecto de resolução pede ainda ao executivo para que seja promovido um amplo debate público sobre as alterações previstas para a zona Ajuda-Belém. E recomenda a elaboração de um plano estratégico para a reconfiguração do conjunto museológico daquela área - este plano, defendem os bloquistas deverá incluir uma avaliação das infra-estruturas e dos projectos arquitectónicos, um estudo dos públicos e das acessibilidades, e uma análise sobre a sustentabilidade das instituições, custos, fontes de financiamento e calendarização.

O PS votou sozinho contra o projecto, uma vez que, afirma a deputada Inês de Medeiros, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, "já deu todas as explicações necessárias sobre a matéria". Além disso, o projecto "é extemporâneo", uma vez que a tutela está a estudar "medidas de austeridade que vão abranger todos os sectores da Cultura".»

Sem comentários: