24/05/2010

Petição "Salvem o Museu de Marinha"

«Para: Presidente da República; Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministro da Defesa; Ministra da Cultura; Chefe de Estado Maior da Armada

A passagem do espólio do Museu de Marinha português para o novo Museu da Viagem ou qualquer outro museu, como proposto pelo Ministério da Cultura, significará a morte do Museu de Marinha criado pelo Rei D.Luís. Este é um dos mais prestigiados museus do mundo na sua área, que conta com algumas colecções únicas - entre elas, a maior colecção de astrolábios do mundo nas mãos de uma entidade pública e uma das mais extraordinárias colecções de modelos de navios em todo o mundo.

Ao longo das últimas décadas, todos os directores do Museu de Marinha batalharam para preservar e alargar o espólio do museu contra todas as dificuldades financeiras que podemos imaginar, incluindo a inércia inerente às instituições do Estado e que atingem a maior parte dos museus em Portugal.

O Governo vem agora dizer que quer investir num novo museu à custa do Museu de Marinha.

Ajude a salvar este Museu único com mais de 150 anos e assine esta petição.


Obrigado



Os signatários
»

...

Assino com muito gosto, sem contudo deixar de salientar que toda esta trapalhada monumental resulta do efeito dominó do desperdício de dinheiros públicos provocado por alucinação colectiva que dá pelo nome de Novo Museu dos Coches. Já chega!

6 comentários:

Anónimo disse...

A coisa está fraca, lamentavelmente só 2325 pessoas assinaram até ao momento.

Filipe Melo Sousa disse...

Bem, tenho de concordar e assinar por baixo. O museu tem uma traça própria e não se ganha nada em descaracterizá-lo. Far-se-ia muito melhor serviço a manter o actual, e a muito menor custo. Não sei o que os governantes têm na cabeça.

Julio Amorim disse...

Bolas....ó Filipe, por acaso não está a ficar mais velhote !?

E concordo....o que já é bom, é para conservar e melhorar! Nada mais....

Anónimo disse...

Pagina no FacEbook:

http://www.facebook.com/home.php?ref=logo#!/group.php?gid=123461121011227

textos em :

http://5dias.net/2010/05/22/i-have-a-dream/

http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2010/05/que-o-museu-de-marinha-seja-deixado-em.html

http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2010/05/viagem-do-museu.html

Anónimo disse...

De Francisco José Viegas:

Está a circular uma petição em defesa do Museu de Marinha. Porquê? Porque o museu fundado pelo rei D. Luís pode fechar as portas e ser transferido para um hipotético Museu da Viagem, dedicado aos Descobrimentos e defendido pela ministra da Cultura. Já aqui falei do assunto. A ideia tem algum sentido – menos do fazer um Museu da Língua, como queria a ministra Isabel Pires de Lima. O problema é que mudar a linguagem não basta para mudar a realidade. Se há acervo para um museu “da viagem”, que se use; se não há, cumpre recolher a proposta. Um museu dos Descobrimentos, se eu conheço os atuais “proprietários” da área, iria desvalorizar o material do Museu de Marinha e condená-lo a um apêndice. A questão não é só museológica. É ideológica. E não se fazem museus por decreto.

[Na coluna do Correio da Manhã.]

http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/1180378.html

Anónimo disse...

Morte de quê? Só faz sentido um museu dos descobrimentos ou da diáspora (da viagem é ridículo) no mosteiro dos Jerónimos integrando o museu da Marinha que vale o que vale. Os descobrimentos foram realizados através dos oceanos e para os realizar foi necessária a construção de embarcações. A marinha e os descobrimentos são indissociáveis.Podem não gostar do nome de descobrimentos pois cheira a Estado Novo, mas é o termo adequado. O resto são os complexos de esquerda que apesar dos 35 anos de revolução ainda prevalecem sobre as mais elementares regras de bom-senso.
José Rocha