31/05/2010

Compromisso ambiental "10:10"/Desafio a inscrição da CML

Exmo. Sr. Presidente da CML
Dr. António Costa


Serve a presente para lançar à Câmara Municipal de Lisboa o desafio de aderir à iniciativa ambiental 10:10.

O 10:10 é uma iniciativa global, mantida em vários países e tem um objectivo simples e eficaz: todos os sectores da sociedade (pessoas, escolas, empresas, organizações, câmaras municipais, governo, etc.) comprometem-se a cortar as suas emissões de CO2 em 10% durante um ano.

Várias câmaras municipais estrangeiras já aderiram ao projecto, como por exemplo Oslo e Bordéus, e centenas de cidades britânicas cobrindo 43% da população britânica, de Birmingham a Manchester, Brighton, Bristol, Oxford, Newcastle, etc. A inscrição mais recente foi a do recém-eleito governo britânico que, no seu primeiro anúncio depois de tomar o poder, assumiu o compromisso a cumprir a meta do 10:10 entre as metas prioritárias do seu mandato [1]

Entre nós, apesar de recém-nascido, o 10:10 Portugal vai a caminho das mil pessoas inscritas, conta já com várias empresas inscritas e é parceiro oficial do programa nacional Eco-escolas. O site da iniciativa é este: http://1010.pt.

E uma vez que a CML assinou em 2009 o pacto europeu para reduzir as suas emissões em 20% até 2020 (http://www.eumayors.eu/) e assume a sustentabilidade ambiental como factor chave da sua política de longo prazo (vide a Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa), pensamos que ao aderir a esta iniciativa a CML terá a oportunidade para abraçar um compromisso concreto e imediato no caminho da cidade mais sustentável e amiga do ambiente por que todos pugnamos.

Por outro lado, uma inscrição da CML servirá de inspiração a muitos outros sectores da cidade -juntas de freguesia, empresas municipais, munícipes, escolas, universidades, empresas – e do país, por ser a primeira câmara municipal a fazê-lo.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.



João Pedro Barreto, Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Luís Serpa, José Morais Arnaud, Pedro Janarra, Carlos Leite de Sousa, Diogo Moura, João Leonardo, João Chambers, Virgílio Marques, Jorge Pinto, Miguel Atanásio Carvalho, Carlos Matos, Nuno Franco, Alexandra Maia Mendonça, Ana Alves de Sousa, Ana Sartóris e Maria Helena Barreiros



[1] Mais informações aqui: http://vimeo.com/11737406

4 comentários:

joao pedro barreto disse...

Seria uma opção da CML que me deixaria orgulhoso.

Já agora, o 10:10 não é um programa específico para câmaras municipais apenas. É para todos os sectores da sociedade, desde pessoas individuais, a empresas, escolas, organizações.

Qualquer um de nós se pode escrever (e à sua família lá em casa).
A inscrição custa poucos segundos, aqui:
http://1010.pt

Anónimo disse...

isto é muito giro mas para a maior parte dos participantes é também meaningless e fruitless...

10% de quê? das emissões do ano passado, assumo. quantos dos participantes sabem qual o valor das suas emissões o ano passado?

joao pedro barreto disse...

As regras para empresas e outras organizações são claras, e podem ser consultadas aqui.

http://www.1010global.org/global/business/why-join-whats-involved

Ferreira arq disse...

Estar à espera de uma máquina tão emperrada como o nosso sistema público, para conseguir motivar cada um a um ciclo de sustentabilidade no uso dos bens que a natureza proporciona, é o mesmo que esperar por não vem.
Pela urgência na alteração de mentalidades, não só no uso do dia a de cada um de nós, mas principalmente pela alteração das metodologias e da forma como os organismos públicos gerem e disciplinam as nossas urbes, dou os parabéns ao João Pedro Barreto pela iniciativa, e ao Cidadania Lx por se ter juntado a uma campanha cívica com estas características.
Infelizmente os nossos governantes continuam a pretender mostrar serviço com a tentação de atingir objectivos com níveis de consumos energéticos elevados, considerando isso factores de qualidade!?!
Esta alteração de mentalidades passa por alguma humildade e muito bom senso, que infelizmente não abundam…