29/05/2010

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E SENSIBILIDADE PATRIMONIAL

Na agora tão decadente, Praça dos Restauradores, existiam dois estabelecimentos "Lourenço e Santos" ... o mais antigo, o incluído no edifício do Avenida Palace, agora transformado numa loja "Calzedonia" apesar da mudança de função e de ramo, ainda mantém "algo"(básico) do interior, mas nunca comparável ao que passo a descrever...
O segundo estabelecimento do "Lourenço e Santos", situado no outro lado da Praça, acaba de renascer, tal "Fénix renascida das cinzas", e através de um restauro cuidado e sensivel no que respeita os interiores e o mobiliário, foi inteligentemente e novamente oferecido ao público desta Praça e de Lisboa. Atitude heróica e fundamental para o Renascimento da Baixa e que deve ser louvada pelo seu papel pedagógico.
Depois do desaparecimento criminoso de dois grandes "Picture Palaces", o Monumental e o Éden, a ameaça de ruína do "Odeon" e a indiferença a que está condenada a Magnifica "Solmar"( Sec XX-Estado Novo)... esta atitude da Firma de dimensão Internacional que agora gere o "Lourenço e Santos ( Firma de Confecções de Alto Nível Internacional, mas Portuguesa) merece o nosso reconhecimento ...
Em qualquer País da Europa, um interior com a qualidade e a autenticidade intacta e coerente no seu todo, da Solmar, era Monumento de Interiores (gesamkunstwerk).
Para quando uma política coerente e efectiva de Urbanismo Comercial, com estratégia e Preservação Patrimonial de Interiores ... Sr Vereador Salgado ?
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho











8 comentários:

Julio Amorim disse...

Muito bom gosto sim senhor...

Anónimo disse...

acho que ficaria ainda melhor sem a pirosice no nome em letras de neon e aquelas vitrinas à entrada. as entradas da Zara na Rua Augusta têm mais nível. mas o interior parece bonito.

já agora seria bom elucidar a nossa ignorância coma lista de países da europa com gesamkunstwerk. pelos vistos é qualquer país menos Portugal...

Paulo Lopes disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de recuperação.
Um exemplo a divulgar e a seguir por muitos empresários e que deveria merecer o apoio e promoção da Câmara.
E quando falo em apoios, não me referiro a subsidios. Pode-se apoiar iniciativas destas, com divulgação turistica ou na redução de certas taxas camarárias.

Anónimo disse...

Gostei muito de ver estas fotos, isto por diversos motivos o primeiro porque recordo com gosto as compras quando aí fazia quando era jovem, em segundo porque desmascarou as varandas de Siza Vieira, no edificio da Antonio Maria Cardoso.
Se repararem os varões são descentrados, tal como na escada do L&S.
Siza Vieira revela-se como o maior pós modernista português, um pastiche modernista insuportável. já não se aguenta.

Paulo disse...

O que eu gostava mais de ver nos Restauradores era a abetura ao público do PALÁCIO FOZ. Um interior magnífico daqueles deveria ter algum uso público, nem que fosse só para visitas turísticas. Não sei a quem ele pertence, se à Câmara ou a privados, mas não percebo porque não pode ser visitado. Alguem sabe?

Julio Amorim disse...

"com divulgação turistica"..

Pois é isso mesmo que este tipo de lojas merece....e que provavelmente incentivaria outros a manter os seus interiores de diferentes épocas.

JCD / tart lover disse...

a arquitectura não é só fachada, os interiores e os elementos decorativos, como revestimentos e até os equipamentos são parte do todo. Bravo Lourenço & Santos. A Baixa precisa muito destas memórias de um passado qualificado.

Anónimo disse...

Ainda está para nascer uma loja que agrade a toda a gente, por isso se não gostam olhem para o lado.
Obrigado pela publicidade.