26/05/2010

Projecto Crono: Graffiti em Lisboa em pleno dia e com apoio camarário


In Público (26/5/2010)


«As gruas movem-se para trás e para a frente. É preciso alguma distância para ver o todo. Depois, voltam a aproximar-se. Pintam mais um pouco. E o trabalho vai ganhando forma nas paredes de quatro andares de um edifício devoluto ao correr da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. A surpresa: fazem-no em plena luz do dia - e com autorização e apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

São três fachadas para três assinaturas de artistas urbanos: os irmãos brasileiros Os Gémeos, o italiano Blu e o espanhol Sam3. Crono - o projecto - surgiu pelas mãos da associação artística Azáfama Citadina Associação e vai dar mais cor a algumas paredes da capital. Esta é a primeira das quatro intervenções que, durante 12 meses, surgirão dos baldes e das latas de tinta. Uma para cada estação do ano.

A ideia é que artistas estrangeiros convidados façamgraffiti em colaboração com portugueses. Hoje, pintam um muro em Campo de Ourique. Cláudia Sobral»

...

Graffiti à parte, o que é preocupante é o estado a que chegou este quarteirão, esventrado no tempo da gestão de Eduarda Napoleão, demolidos 2 prédios na íntegra e os 3 miolos dos prédios objecto agora da "graffitagem". Foram demolidos todos eles para que ali nascesse um empreendimento com a assinatura de Taveira, que graças a intervenção "divina" não chegou a ver a luz do dia. Entretanto até foram objecto de sindicância sem que nada tivesse sido apurado. E assim se mantiveram as fachadas, com andaimes promovendo um hipócrito slogan, aludindo a pretensas estatísticas de obras reabilitadas pela CML. Mantiveram-se até há meses. Agora sairam os telões e apareceram os graffiti.

Bom, entretanto, entrou na CML um novo projecto de ampliação do promotor, o Banco Comercial Português, refª 560/EDI/2010. Agora é esperar para ver do que se trata.

13 comentários:

Julio Amorim disse...

As prioridades deveriam ser manter o edificado em boas condições....telões e tudo o mais, é tão importante como enfeito para arvore de natal....

Anónimo disse...

se não os podes vencer...

lmm disse...

Os velhos do restelo continuam a dar cartas.

Se necessário for, encontrarão motivo para "bater no ceguinho" se as entidades não aproveitarem o edificado devoluto para iniciativas deste género, onde se promova algum tipo de cultura urbana ou formas de arte. Mas como a iniciativa está feita, assobia-se para o lado e lamente-se que "bom bom era outra coisa completamente diferente"...

O meu aplausi para a iniciativa. Uma cidade também se constrói com isto.

Luís Marques

Anónimo disse...

há muito muro por aí onde isto podia ser feito, e ficar por bastante tempo. mas não vamos mascarar a nossa incompetência com maquilhagem deste género. a cidade não precisa disto neste local.

Julio Amorim disse...

"aproveitarem o edificado devoluto".....

essa foi para rir Sr. Marques ????

"Uma cidade também se constrói com isto"
......???????????????????

Paulo Guerra disse...

Ui, que medo. Vem lá o papão dos grafittis. Fujam já.
Mas já agora, não fujam para os lados do CCB. É que no Museu Berardo o grafitti foi elevado a (heresia) arte!!
Malditos.

Xico disse...

Anónimo disse...
há muito muro por aí onde isto podia ser feito, e ficar por bastante tempo. mas não vamos mascarar a nossa incompetência com maquilhagem deste género. a cidade não precisa disto neste local.





Pois há. E como a CML anda a nadar em dinheiro, farta-se de gastar dinheiro em tinta cinzenta a pôr remendos em muros de cimento a tapar grafitis. Em todas as vias rápidas isto foi feito!!!
Mas pagarem a quem devem está quieto!!!! LADRÕES

Anónimo disse...

E se se deixassem de criticar tudo e todos e apreciaremesta forma de arte tão incompreendida entre as gerações mais velhas e tão subvalorizada entre os mais jovens.
Já que têm de falar que tal contribuirem com algo de positivo efalarem do coração? a vida é muito curta e o mundo cada vez mais pequeno para estarmos a preocupar-nos com os detalhes de tudo em vez de apreciarmos o todo que nos é apresentado. Está bem que nos detalhes é que se encontra muitas vezes o sumo da vida mas todo os detalhes juntos prefazem o mundo em que nós todo vivemos. E que tal começarem vocês também a vivê-lo????
Eu acho que está muito giro!!!!!

Catarina - Porto disse...

A arte urbana é sem margem de dúvidas um tipo de arte depreciado e julgado por ser associado a graffitis ilegais e a vandalismo de espaços públicos. A verdade é que esse mesmo tipo de arte está em ascenção e as gerações mais velhas, por vezes conservadoras não compreendem este conceito de "arte urbana". Nestes casos, é aceitável, no entanto as gerações mais novas deveriam criar mais destes projectos, inovar e imaginar novos conceitos e ideias pare trazer mais vida à cidade, recuperar de maneiras fora do comum edificios degradados e abandonados.
Se Lisboa não vos quer, o Porto que recebe-vos de braços abertos!
Touché aos idealistas do projecto Crono.

Catarina - Porto disse...

A arte urbana é sem margem de dúvidas um tipo de arte depreciado e julgado por ser associado a graffitis ilegais e a vandalismo de espaços públicos. A verdade é que esse mesmo tipo de arte está em ascensão e as gerações mais velhas, por vezes conservadoras não compreendem este conceito de "arte urbana". Nestes casos, é aceitável, no entanto as gerações mais novas deveriam criar mais destes projectos, inovar e imaginar novos conceitos e ideias pare trazer mais vida à cidade, recuperar de maneiras fora do comum edifícios degradados e abandonados.
Se Lisboa não vos quer, o Porto que recebe-vos de braços abertos!
Touché aos idealistas do projecto Crono.

Menmon disse...

Muitos parabéns por esta iniciativa cultural aos artistas e a C.M.L e é assim que LX se apresenta ao mundo como uma verdadeira cidade cultural onde tb se apoia uma arte que até á pouco tempo era atribuída a malandros e vândalos.
Nunca descurando a reabilitação urbana,esta é sem dúvida uma boa maneira de, por um lado permitir a expansão artística da cidade e dos seus habitantes e por outro o aproveitamento de espaços devolutos, feios e obsoletos.

Anónimo disse...

Ola somos um grupo de alunas da escola secundária do restelo que no ambito da disciplina de area de projecto, gostariamos de saber mais informaçoes sobre o projecto.
Assim o nosso trabalho seria mais abrangente contendo mais um tópico de informaçao. Obrigada

Anónimo disse...

aprecio a iniciativa, só temo que a as pintadas não escondam o que se esconde por detrás! Espero que não se fiquem por aqui!