19/05/2010

Museu Nacional da Música sai de Lisboa e vai para Évora em 2014

In Público (19/5/2010)
Por Maria Antónia Zacarias


«O Museu Nacional da Música vai sair das actuais instalações, localizadas na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, e passará para o Convento de São Bento de Cástris, em Évora.

O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, durante uma deslocação ao Museu Rainha D. Leonor/Museu Regional de Beja. Summavielle revelou que a transferência será feita de forma faseada, num processo que demorará quatro anos.

Com um espólio "ímpar" em termos europeus, o Museu Nacional da Música está a funcionar, desde 1994, "em instalações do Metro de Lisboa, com um contrato precário e onde nunca teve oportunidade, à semelhança de outros museus nacionais, de mostrar o seu acervo", lembrou.

A directora regional da Cultura do Alentejo, Aurora Carapinha, considera a decisão "uma vitória". "É uma grande oportunidade que não pode ser desperdiçada, exigindo-se, por isso, um esforço de todos para que ela se realize", frisou.

O Convento de São Bento de Cástris necessita de obras. É o mais antigo mosteiro feminino a sul do país. "Todos nós sabemos que o monumento está devoluto", reconheceu a directora, acrescentando, contudo, haver programas adequados para a realização de uma intervenção naquele edifício.»

...

Aqui há tempos sugerimos ao MC que instalasse o Museu da Música no Teatro Tália, juntando-se o útil ao agradável, mas de nada serviu, aparentemente. Fico contente por Évora, mas não acho que seja a escolha acertada para um Museu Nacional, longe, muito longe disso.

Num convento cisterciense? Na estrada de Évora para Arraiolos?! Só porque está a cair? Qual é o critério Sra. Ministra?

3 comentários:

Anónimo disse...

Só porque está a cair? E o teatro tália está a quê?

Anónimo disse...

Excelente ideia. Recupera-se património, expõe-se um importante espólio, as criancinhas em idade escolar de todo o país poderão ir em excursão visitá-lo (as de lisboa também irão, aproveitando o passeio ao alentejo).
Além disso, Évora tem um curso superior de música de topo, com os melhores professores e intérpretes, que espero saiba tirar bom proveito dessa proximidade. Também Rui Horta se instalou em Montemor com o seu Centro de Artes Performativas e o país ficou a ganhar.

Anónimo disse...

Felicito a decisão. O sucesso deste projecto irá apenas depender do empenho das pessoas envolvidas, quer em termos de infraestruturas quer em termos de promoção. Não tenho dúvidas que Évora será capaz de surpreender positivamente, pois vejo muito carinho e entusiasmo em torno deste desafio. E o que em tudo faz a diferença são as PESSOAS que sabem fazer dos obstáculos, degraus para ir mais além.