11/05/2010

COSTA DIZ QUE "É NECESSÁRIA NOVA TRAVESSIA DA PONTE"


«O presidente da Câmara de Lisboa dá corpo às preocupações das autarquias metropolitanas. Admite uma "revisão do calendário", mas exige ao Governo uma "audiência urgente", para "desfazer equívocos".
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Paulo Paixão (www.expresso.pt)
23:56 Segunda-feira, 10 de Maio de 2010
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"Há um equívoco que é preciso desfazer: a terceira travessia do Tejo não é um projecto autónomo em relação ao TGV ou ao novo aeroporto; a ligação ferroviária através da nova ponte é uma condição essencial tanto para o novo aeroporto como para o TGV", afirmou ao Expresso o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.
Horas antes, na manhã de segunda-feira, a Junta Metropolitana de Lisboa solicitou ao Governo uma "audiência urgente" para discutir a terceira travessia do Tejo. O pedido surgiu na sequência do recuo do Executivo em relação à nova ponte (e também ao aeroporto de Alcochete).
"É necessário esclarecer o que está em causa com o adiamento", afirma Costa. "Compreendemos que a actual situação financeira possa implicar uma revisão do calendário. Mas não é concebível que por razões conjunturais se comprometa uma estratégia pensada e estruturada", acrescenta.
A posição dos autarcas da área metropolitana foi manifestada durante uma reunião em que deveriam apreciar a proposta final do respectivo plano regional de ordenamento do território (PROTAML). Um documento que é em grande parte dimensionado pela existência da terceira travessia e do aeroporto. "Como se vai discutir o PROTAML sem esses dados?", questiona Costa.
Costa destaca relatório do LNEC
Com o congelamento da ponte, por onde passará o TGV, e perante a assinatura, no passado sábado, do contrato para o troço Poceirão-Caia, que fará a ligação a Espanha, o autarca afirma: "Não há um TGV Poceirão-Madrid; ou há um TGV Lisboa-Madrid, ou não há TGV. Por isso, é necessária nova travessia do Tejo".
Costa lembra que a obrigatoriedade da nova ponte foi diagnosticada pelo LNEC, no relatório em que defende o aeroporto em Alcochete.
Um ponto em que o autarca não faz finca-pé é a questão dos modos ferroviário e rodoviário na ponte. "Nunca reivindiquei a ligação rodoviária. Mas também nunca me opus a ela. Por solidariedade metropolitana compreendo a posição de outros autarcas que a querem", afirma António Costa.
Insistindo sempre na necessidade do TGV chegar à capital (o que passa sempre por uma nova ponte), Costa considera "sem sentido" algumas hipóteses alternativas entretanto atiradas para a discussão. É o caso de um tabuleiro ferroviário na ponte Vasco da Gama ou ligações suburbanas até ao Pinhal Novo, que depois chegariam ao Poceirão.»
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-Eu também queria muita coisa sr presidente, mas tenho que me contentar, com aquilo que posso ter...

5 comentários:

Paulo Ferrero disse...

O adiamento "sine die" da TTT é a melhor notícia que Lisboa recebeu nos últimos anos. Esta TTT é resultado do lobby da RAVE e mais nada. A haver travessia deveria ser em túnel. Não há necessidade nenhuma de termos uma estação TGV dentro de Lisboa, e temos um comboio na ponte completamente subaproveitado que poderá fazer a ligação ao Poceirão. Continuar a falar-se na componente rodoviária é apenas com o intuito de cobrar portagens, tudo o mais é conversa. O adiamento não será bom para quem já especula com os terrenos da outra margem, com certeza, e estará na calha outro movimento "compensatório" igualzinho ao dos terrenos da OTA. Qto ao TGV, himself, sou completamente a favor, aliás já devia ter sido feito, e só não foi porque ...é o país que temos.

Anónimo disse...

Comboio na ponte completamente sub-aproveitado?!!!! A ponte está na capacidade máxima no modo ferroviario! Você não faz ideia do que diz!
Só barbaridades.

Anónimo disse...

"Não há necessidade nenhuma de termos uma estação TGV dentro de Lisboa"

Hem?! Quer que ela seja aonde? No Poceirão, ali entre o nada e lugar nenhum?! Realmente é muito bem pensado. Como é que no resto do mundo, onde gastam milhares de milhões para levar os comboios (lentos, rápidos e assim-assim) até ao centro da cidade, nunca pensaram nisso?!


"e temos um comboio na ponte completamente subaproveitado"

Mentira. A Ponte 25 de Abril só pode ter um comboio em cada sentido ao mesmo tempo e tem restrições ao peso e velocidades dos comboios brutais.

Anónimo disse...

A TTT será o maior desastre da cidade de Lisboa.
O caixão da ponte tem cerca de 10 a 11metros, a ponte está desenhada de forma obliqua em relação a margem, duplicando em termos visuais os pilares, obrigando também a calculs e esforços extras da sua estruturs. Desta forma a ponte será óbviamente uma estrutura pessadíssima, tornando-se numa barragem visual, do esplendor do estuário do Tejo. riqueza ainda por explorar.
A vontade de levar o TGV à estação do oriente vai ao arrepio de todos os planos da cidade pois o plano do vale de chelas sobrepoem-se ao PDM na chegada da ponte a Lisboa, obriga a expropriações graves, com a agravante de todo o processo estará ilegal devido à nova lei do ruído. Não podemos esquecer que ponte tem cerca de 50metros de altura (a ponte sobre o Tejo tem cerca de 100metros). Se imaginarmos 4 linhas ferroviarias poderemos imaginar o volume de trafego e de ruído.
Não podemos consumir os poucos recursos que temos, quer financeiros quer paisagisticos.
Portugal tem de saber aproveitar o facto do país ser pouco industrializado.

Anónimo disse...

bah
O comentario das 5:24 não tem ponta por onde se pegue.