19/05/2010

Requalificação da Estufa Fria de lisboa

Os trabalhos de requalificação da Estufa Fria de Lisboa avançam a bom ritmo. De acordo com o planeamento de obra do Empreiteiro Geral, no final do mês de Junho, estarão concluídos os primeiros 25% da área de intervenção.

Actualmente encontra-se em execução o módulo experimental da estrutura metálica, localizado no 1.º sector, junto à actual bilheteira e entrada. Trata-se de um "tramo protótipo", constituído por um conjunto de oito pilares, e todas as vigas contidas na área por eles delimitada, que permite testar pormenores de projecto e processos de montagem, antecipando assim os problemas que poderão surgir e a respectiva resolução.

Paralelamente, prosseguem os trabalhos de desmonte da estrutura existente, execução de novas fundações, produção de pilares e vigas na metalomecânica e ainda de reparação da esteira em ripado, nos troços cujo reaproveitamento é possível.

No final de Junho, os projectistas contam ter a maqueta final concluída, complementada com desenhos e imagens 3D, elementos que facilitarão o entendimento da intervenção actual e o seu enquadramento no projecto global para o equipamento, a desenvolver de acordo com o conjunto de intenções base validadas pela DRCLVT / IGESPAR, entidade que vem acompanhando o processo desde o seu início.

Os trabalhos têm um prazo previsto de 180 dias e realiza-se no âmbito da empreitada de concepção e execução da estrutura da cobertura da Estufa Fria.

Esta empreitada foi adjudicada por ajuste directo, ao abrigo do Estado de Necessidade, face ao risco de colapso da estrutura da Estufa Fria, e à existência de colapsos parciais na estrutura da Estufa Doce, verificados pelo Estudo de Diagnóstico do Complexo da Estufa Fria, efectuado em 2009 pela empresa A2P-Estudos e Projectos.


In LisboaVerde.cm-lisboa.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois claro, extraordinário era se não decorressem a bom ritmo e sem nenhumas derrapagens.

Isto nem notícia chega a ser.

Rosa disse...

É preciso ter lata! A Estufa Fria (a acreditar na previsão feita pela CML para a duração das obras) já devia estar aberta ao público (com obras feitas) há 4 meses. No entanto é só no final de Junho que a MAQUETA ficará concluída!! Que vergonha, melhor era estarem calados.