16/05/2010

Anulação do concurso para a terceira travessia do Tejo: (para já) uma boa notícia


O anúncio da anulação do concurso para a construção da nova travessia do Tejo é uma boa notícia.

Por más razões - a manifesta incapacidade financeira para suportar obras megalómanas - leva a concluír que não são imprescindíveis... Pelo menos tal como estavam projectadas.

Talvez, noutro tempo, com outra política de desenvolvimento e com outros protagonistas, possamos evitar um erro colossal para a qualidade de vida da cidade de Lisboa, para o desenvolvimento da área metropolitana de Lisboa e do país.

Talvez quando forem outros que não aqueles cujo negócio é a alta velocidade a decidirem quais as infra-estruturas necessárias as opções sejam mais equilibradas.

Talvez se entenda que não se resolvem problemas despejando mais de 40.000 carros pore dia no centro de Lisboa, talves se perceba q existe alternativa que serve a população do barreiro sem pôr em causa a cidade de Lisboa.

Talvez um dia (ainda a tempo) se compreenda que a ligação na área metropolitana de Lisboa em falta é o fecho da ligação da circular regional sul com a circular regional norte.

Talvez se aposte na modernização e investimento do transporte ferroviário de mercadorias, vital para Portugal ter uma actividade portuária concorrencial que ligue à europa e não só a espanha e que seja ambientalmene sustentável.

A alta velocidade também é importante. Sim. Mas de forma racional. Já agora, que haja coragem para não fazer depender o traçado e a profusão de paragens e apeadeiros das pressões locais e dos favores partidários.

Porque quando não há bom senso, só a penúria, infelizmente, nos salva de ainda pior.

Sim, porque não quero querer que a razão da anulação não seja apenas uma forma de permitir que o vencedor seja outro...

8 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo que falta a Lisboa é uma alternativa viável ao transporte rodoviário, apostando na ressuscitação das linhas de eléctrico canceladas, bem como a unificação e coordenação dos vários tipos de transportes, divididos por várias empresas, numa única empresa pública metropolitana, que inclua o Metro, a Carris e o negócio suburbano da CP.

Esta gente nunca foi á Alemanha? :)
Não é difícil fazer as coisas da forma certa, basta ver o que os outros fazem e imitar os casos de sucesso.

Bernardo Ferreira de Carvalho disse...

No caso da terceira travessia do Tejo porque não foi estudada a opção túnel? Não teria impactos visuais e provavelmente ajudaria a tomar a decisão de a TTT ser apenas ferroviária.

Anónimo disse...

LOOOOOOOOL

É a minha resposta à 6.35.

Anónimo disse...

Atenção:
Esta fotografia é falsa pretende demonstrar que não será de grande impacto sobre a cidade.
Se olharem atentamente verificam que o plano vertical dos maiores pilares será perpendicular ao plano da ponte, e sendo assim os pilares imediatamente sucessivos deveriam ser duplicados.
Uma outra questão relativamente à altura.
O caixão da ponte deverá ter cerca de 11 metros de altura, ora sendo assim será mais largo que os pilares!!!!
Relembro aos mais distraídos que a ponte terá cerca de 48metros de altura, menos 11 metros, a ponte estará a cerca de 40 metros de altura, ou seja mais baixo que qualquer prédio de 15 andares da zona da expo!!!!
A altura é de facto muito negativa, pois como tem 4 linhas ferroviarias, pretende servir para comboios de mercadorias e portanto provavelmente nocturnos, com menos qualidade de insonorização que os de passageiros, mais duas linhas para os comboios de passageiros, e ainda 6 faixas rodoviarias, tudo isto a 50 metros da nossa cabeça, o nível de ruído será indiscutivelmente elevadíssimo se tomar como referencia a antiga ponte e esta está a 100 metros de altura!!!!
A destruição do aglomerado urbano do barreiro, centro historico e a entrada em Lisboa são um verdadeiro atentado!!!
Por ultimo, a barreira fisica ao lindíssimo estuario do Tejo e Mar da Palha de valor superior e de indiscutivel valor patrimonial hoje e futuro revela-se como o maior atentado à cidade de Lisboa e aos Portugueses.
(Técnico Superior de Construção e urbanização)

Anónimo disse...

Ao fazer a linha Poceirão-Caia, o governo está a abrir (ou deixar aberta) a porta à linha Lisboa-Madrid, caso contrário, pela procura que irá suscitar, tratar-se-á de um "elefante branco".
O adiamento do concurso (cuja melhor proposta era de um consórcio espanhol, largas centenhas de milhares de euros abaixo da proposta do 2º colocado, um consórcio Luso), terá sido provocado, certamente, por um motivo muito nobre e muito relevante. Resta saber quais as consequências dessa anulação (eventuais indemnizações) e se tal não foi motivado pela necessidade de fazer um jeitinho ao amigo Coelho.
Luís Alexandre

http://www.rave.pt/Portals/0/Documentos/Noticias/AssinaturaContratoPPP1_Apresentacao_8Maio2010.pdf

HOMOSAPIENS disse...

A infografia está muito mal feita e enduz em erro qualquer pessoa que desconhece a obra.
Para terem mais informação podem ir aqui:

-http://www.rave.pt/

-http://www.destak.pt/artigo/63861

Cumpts.

Xico disse...

Isto é mesmo um blog de aldrabões! Ao menos aprendam a usar outras funções do fotoshop para parecer mais credivel.

Anónimo disse...

Eu não quero crer que ali continue escrito «eu não quero querer».