03/05/2010

Os gasómetros da Matinha


Chegado por e-mail:


O novo projecto da Matinha na zona Oriental Lisboa, vai desvirtuar os últimos 4 gasómetros da (Europa) são os últimos, que ainda estão como funcionavam e em boas condições.
O novo projecto imobiliário prevê desmantela-los (para limpar e conservar) para depois no seu interior ser construído um hotel.
Ao desmantela-los não se está a realizar nenhum projecto de conservação patrimonial ou respeito por um património industrial tão significativo.
No desmantelar e voltar a coloca-los está-se a alterar profundamente a identidade do local e da sua contextualização.
Está marca da zona Oriental da Cidade merecia melhor sorte do que a Torre Galp, asfixiada por prédios construídos muito perto, e pelo abandono completo.

Dos 4 gasómetros o projecto prevê:
2 gasómetros onde vai ser construído um Hotel
1 gasómetro para parque de estacionamento

Não seria possível deixar o 4 gasómetro conservado como está sem ser intervencionado

Com um esforço de todos podia-se ter uma solução de compromisso, entre o Património Industrial e o projecto urbanístico para este local da cidade


Centro de estudos Operários

7 comentários:

Anónimo disse...

isto é sério? qual é o interesse de preservar gasómetros sem uso futuro? o dono desta ideia deve ter cheirado uns gases...

Anónimo disse...

isto é sério? qual é o interesse de preservar gasómetros sem uso futuro? o dono desta ideia deve ter cheirado uns gases...


Património Industrial... Ainda para mais se forem realmente os últimos da Europa (coisa que duvido, mas isso não vêm à questão).
Património Industrial existe e é um reflexo da nossa História, embora recente, mas não deixa de ter a sua importância...

(eu nem acredito que estou a defender património industrial, por confesso que não gosto do que essa época nos deixou, mas sempre achei interessantes estas estruturas em particular...)

Pedro Jesus disse...

Não vejo qual o interesse urbanístico, nem o contributo para a preservação de um alegado património histórico...

Penso que a torre da galp, preservada no parque das nações, representa bem esse património. E basta!

Anónimo disse...

o património industrial tem algum interesse, principalmente edificios de fabricas antigas...agora não vejo qual o interesse neste conjunto de ferros em circulo que ocupa ainda uma boa área.

Luís Serpa disse...

Um povo sem passado é um povo sem futuro.

Frederico Fonseca Santos disse...

Assim como foi preservada uma das torres da Refinaria da Sacor no Parque das Nações, um dos gasómetros também deverá ser cuidado e mantido. No mesmo sentido que devemos manter os castelos medievais e não deitá-los abaixo.
Pessoalmente, considero mais bela a estrutura metálica dos gasómetros que o Monumento aos Construtores da Cidade localizado nas proximidades

Anónimo disse...

A maioria destes comentários são de ignorantes e incultos, que só sabem cheirar a branquinha e anda todos alucinados!