14/05/2010

Câmara de Lisboa quer discutir revisão do Plano Director Municipal em Julho

A Câmara de Lisboa quer que a revisão do Plano Director Municipal, que vai “marcar os próximos meses” a par da reforma administrativa e da reestruturação dos serviços, seja discutida em reunião de vereadores no mês de Julho.

Em declarações à Lusa, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, disse que a autarquia está a “fazer os possíveis” para concretizar esta expectativa em relação à data, apesar de só ser possível cumpri-la se não houve parecer negativo de nenhuma das entidades da administração central responsáveis por aprovar o trabalho.

Manuel Salgado explicou que, após a discussão em reunião camarária, a revisão do plano (PDM) tem de ser submetida a discussão pública, finda a qual regressa ao executivo para ser aprovada e submetida à votação da assembleia municipal.

O vereador tinha já avançado que um dos aspectos que iria constar da revisão era a necessidade de redesenhar e atribuir um caráter mais urbano à Segunda Circular, “cada vez mais transformada numa grande autoestrada”.

Segundo o presidente António Costa (PS), o trabalho resulta de um “esforço de planeamento” desenvolvido nos últimos dois anos pelo seu executivo, embora devesse “ter sido feito em 2004″ (durante a liderança do PSD) para cumprir o prazo previsto por Lei.

“Certamente que os próximos meses serão marcados pela revisão do PDM, pela reforma administrativa da cidade e pela reestruturação dos serviços do município, que não pode ser feita sem termos uma visão do que queremos para a cidade e do que queremos a nível de descentralização. Serão três discussões vitais para o futuro da cidade”, afirmou hoje o autarca numa reunião da assembleia municipal.

Durante a sessão, António Costa fez um balanço dos primeiros seis meses de mandato, lembrando, por exemplo, o trabalho da câmara para concluir as obras no Terreiro do Paço ou os planos de pormenor e urbanização das Amoreiras, Matinha e Baixa-Chiado.

No próximo mês, adiantou, a autarquia conta discutir mais três planos: Parque Mayer, Alcântara e Boavista Nascente.

In Construir.pt

Sem comentários: