07/09/2010

Estacionamento de curta duração mais barato em Lisboa do que noutras cidades mundiais

In Público (7/9/2010)
Por Inês Boaventura

«Estudo da EMEL comparou os preços em 14 cidades e verificou que a capital portuguesa é a única em que custa o mesmo estacionar na periferia ou no centro

Lisboa é, entre mais de uma dezena de cidades europeias e uma canadiana, uma daquelas em que é mais caro estacionar na via pública. Isto acontece nas chamadas zonas de baixa rotação - onde o estacionamento é de longa duração -, porque nas zonas de alta rotação, onde a regra é estacionar por períodos mais curtos, a capital portuguesa acaba por ser a cidade mais barata.

A conclusão é da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), que comparou o seu tarifário com os praticados nas cidades espanholas de Sevilha, Madrid e Barcelona, nas cidades italianas de Roma, Milão e Turim, nas capitais francesa, inglesa, norueguesa, dinamarquesa e sueca e na cidade canadiana de Montreal. Em resumo, nesta comparação os parques da EMEL saem mais barato no estacionamento de curta duração, mas acaba por ficar mais cara do que qualquer uma daquelas cidades citadas a partir da terceira hora, mantendo-se esse cenário na quarta hora.

Ao contrário do que acontece nas restantes cidades analisadas, Lisboa é a única em que o preço é o mesmo em toda a cidade, independentemente de ser uma zona central ou periférica. Uma realidade que deverá mudar em breve, quando entrar em vigor o novo regime de estacionamento de duração limitada, que se encontra em consulta pública e ainda tem de ser aprovado pela Assembleia Municipal.

A EMEL admite que o novo tarifário vigore no início de 2011, estipulando diferentes tarifas e limites de permanência consoante a zona da cidade em que se pretenda estacionar. A proposta em cima da mesa prevê que passe a haver três áreas distintas.

No chamado eixo vermelho (onde estão três por cento dos lugares da cidade) será possível estacionar o carro apenas duas horas (em vez das quatro actuais) e os preços serão superiores aos actuais. Na coroa 1 (a interior, onde estão 35 por cento dos lugares) o preço será superior nas duas primeiras horas, igual na terceira e inferior na quarta. Finalmente na coroa 2 (a exterior, onde estão 62 por cento dos lugares) a primeira hora terá o mesmo custo de agora, mas a partir daí estacionar será mais barato.»

13 comentários:

Xico205 disse...

Quando não há nada para dizer neste blog, voltam as noticias de à dois meses!

Paulo Ferrero disse...

Chiça, é "há" do verbo haver e não contracção da preposição a com o artigo definido, feminino, singular "a".

Anónimo disse...

A EMEL não funciona, tanto faz os preços serem diferentes como iguais.

Em Lisboa, só os palermas pagam as multas da EMEL, pois as consequências do não pagamento são nenhumas.

Gonçalo disse...

Não percebo até que ponto a notícia é de "à" dois meses, quando foi ainda hoje lançada pelo Público...

Enfim, espero só que este novo sistema tarifário entre em vigor sem as complicações, atrasos e passos atrás a que tudo nesta cidade nos habituou. Sem querer entrar pela simples imitação do que se faz lá fora, apenas por ser lá fora, este estudo mostra a inevitabilidade de mudar o paradigma do estacionamento na cidade.

Anónimo disse...

Vejam no blog O Carmo e a Trindade o que os automobilistas fazem às multas da EMEL, empresa idiota que poretende que os multados se dirijam das tantas às tantas à sua sede para efectuar o pagamento das multas.

Xico205 disse...

Paulo Ferrero disse...
Chiça, é "há" do verbo haver e não contracção da preposição a com o artigo definido, feminino, singular "a".

11:05 AM



Eu escrevi bem.

Jose S. Clara disse...

só se deixa de andar de carro no centro da cidade se o estacionamento for caro...

Xico205 disse...

Foi ainda hoje lançada pelo Publico uma notícia de "à" dois meses. Se não acreditas procura.

Anónimo disse...

"Eu escrevi bem. "

Não, não escreveste.

No resto tens razão. A notícia é de quando foi anunciado o novo tarifário por coroas da EMEL. Se foi há 2 meses ou não, não tenho noção, mas já foi há bastante tempo.

Filipe Melo Sousa disse...

Olha, agora fazem fretes de propaganda política à EMEL para legitimar a chulice ao zé povinho

Xico205 disse...

Anónimo disse...
"Eu escrevi bem. "

Não, não escreveste.

No resto tens razão. A notícia é de quando foi anunciado o novo tarifário por coroas da EMEL. Se foi há 2 meses ou não, não tenho noção, mas já foi há bastante tempo.

4:38 PM




Escrevi sim senhor, tu é que tens que aprender a escrever bem.
Eu sei que tenho razão, gosto de ser justo nas decisões que tomo e sou imparcial, coisa que muita pouca gente que aqui escreve é.

Anónimo disse...

Se tu achas que escrever "de à dois meses! " está correcto então a tua professora primária fez um péssimo serviço.

Xico205 disse...

A minha professora primária era uma velha, já deve ter morrido. Deixa lá a alma da senhora em paz.