12/11/2010

Finalmente desarmada a Ratoeira.


Há dias denunciamos aqui e aqui uma situação que se arrastava há anos e indiciava um comportamento criticável por parte das nossas autoridades camarárias. Refiro-me ao que se passava em termos de estacionamento nos Ladeirões do Príncipe Real, uma autêntica ratoeira para os incautos automobilistas.
Recordando e em síntese: embora sem quaisquer sinais de proibição de estacionamento quem aí estacionasse, em cima ou fora dos passeios, era multado com grande probabilidade se o fizesse de dia e em dia de trabalho, mas se o fizesse de noite, principalmente aos fins-de-semana, ou de dia de fim-de-semana, a probabilidade de ser multado era (quase) nula.
Ontem, dia 11, pelas 22h, foram colocados sinais de proibição de estacionamento, além de sinais de sentidos obrigatórios e sentidos proibidos, nas duas entradas dos Ladeirões:

Sinais colocados na entrada superior.

Sinais colocados na entrada inferior.

Agora quem estacionar nos Ladeirões fá-lo-á por sua conta e risco.

Só nos resta aplaudir a atitude do vereador responsável pela tutela do trânsito, atitude bem diferente desse outro vereador, o dos espaços verdes, que se recusa a admitir os flagrantes erros cometidos nesta nobre zona da cidade.
Infelizmente não há bela sem senão, e o senão aqui é a estética. É que o posicionamento de alguns destes sinais prejudica a estética dos Ladeirões e perturba as vistas que se avistam do alto da praça. Em particular os sinais presos aos candeeiros destroem a beleza e elegância dos mesmos.
Bem sei que não será fácil encontrar um posicionamento dos sinais que seja ao mesmo tempo eficaz e não perturbador da estética da praça e das vistas. Mas há que fazer um esforço nesse sentido.

11 comentários:

Anónimo disse...

- já devia o autor ter pedido os mesmos sinais há muitos anos se sabia o que se passava
- infelizmente os sinais não vão impedir o estacionamento e tudo vai continuar na mesma
- espero que a polícia continue a fiscalizar a zona
- pede-se ao autor que sugira onde colocar os sinais que pediu e que pelos vistos não esperava

Jorge Pinto disse...

Espero, caro anónimo autoritário, que não me constitua arguido por só agora 'ter pedido' os sinais.
Agora, i.e., há dias, denunciei AQUI a situação, mas quem lhe diz que já não tinha - sem o sucesso que agora aparentemente obtive - colocado a questão a quem de direito?
A questão não é se os sinais vão ou não impedir o estacionamento. A questão é a de quem estacionar saber que o faz em contravenção.
'Espero que a polícia continue a fiscalizar a zona'. Eu também e não só aos dias de semana. Espero que o faça também nas noites de Fim-de-semana.
Não sou perito em trânsito, limitei-me a constatar que alguns dos sinais, onde foram colocados, perturbam a estética do local. Cabe a quem sabe destas coisas tentar encontrar outras localizações que sejam eficientes em termos de visibilidade pelos automobilistas e tenham menos impacto estético.

Anónimo disse...

Mais uma mostra da total inépcia dos serviços camarários, sinal do estado de educação de quem decide neste país. Como é possível colocar sinais em candeeiros antigos!! E que tal colocar um traço amarelo na via paralela ao passeio? Mas para que serve a cabeça? Que país de abarracamentos, não há paciência!

Jorge Pinto disse...

Essa ideia do traço amarelo é óptima para o estacionamento. Mas continua por resolver a questão dos sinais de sentido obrigatório e de sentido proibido. Mas estes até serão prescindíveis.

Xico205 disse...

O que vale é que com a qualidade da tinta de sinalização usada pela camara de Lisboa em menos dum ano os traços estão apagados.

Anónimo disse...

Pinte-se de novo! Que raio de comentário! Não tem nada mais útil que fazer?

Xico205 disse...

O problema é que não se pinta.

A Segunda Circular, há quase um ano ou mais até (desde que levou tapete novo), que ainda não lhe pintaram os riscos.

Xico205 disse...

A Câmara é que podia ser mais util ao pôr uma tinta que não sai com a chuva!!!
É ver a chuva a levar a tinta e o troço...ups, foi-se!

A câmara nunca esteve tão mal entregue como na actualidade. Cambada de amadores, chulos que só vão para lá roubar o herário publico porque a porcaria do regime 25 de Abril defende e incentiva a corrupção e o chupismo.

Mas o Salazar defendor da ordem publica e dos bons costumes é que era mau.

Jorge Pinto disse...

Este nosso amigo Xico205 gosta de provocar...está visto, mas não deixa de ter razão no que diz respeito à má gestão da coisa pública pelos senhores da nossa edilidade.

PS erário e não herário. Acho que no tempo da outra senhora a regra era por cada erro uma palmatoada na mãozinha da criança.

Bingo Game disse...

I am assured, that you have misled.

Anónimo disse...

A solução é a colocação de pilaretes nas bermas dos passeios. Enviei um pedido ao Orçamento Participativo - se quiserem votem no projecto ( que se abaixo)
Obrigado,
P.

--

Projecto: Colocação de Pilateres nas Rampas de Acesso ao Jardim do Príncipe Real pela Rua Cecílio de Sousa

O projecto apresentado ao Orçamento Participativo - OP - da CML, consiste na colocação de pinos nas rampas de acesso ao Jardim do Príncipe Real.
O projecto foi aceite no OP e está em votação até dia 30 de Setembro.


Por isso, e porque depende dos votos que se consigam reunir para que o projecto seja aprovado, conto com sua participação, que consiste em fazer o registo neste site:
http://www.lisboaparticipa.pt/pages/registo.php
De seguida será enviado um email de 'municipe CML' para que possa activar a conta - depois de clicar no link ele abre uma página a dizer que foi registado com sucesso.
Ele redirecciona directamente para a página do OP, mas o melhor mesmo é fechar a janela e ir directamente a: http://www.lisboaparticipa.pt/pages/login.php
- Depois de introduzir os dados de login, vai parar à página inicial que tem uma coluna no lado esquerdo com vários links, clique em PROJECTOS EM VOTAÇÃO.
- Aparecerá um quadro de Pesquisa de Projectos, e em Nº de projecto coloque: 60 e faça a pesquisa. Aparecerá a proposta apresentada e por baixo, duas pequenas caixas cor de laranja, a na direita diz Votar no projecto.

Gostaria muito de contar com a sua colaboração nesta "missão", e já agora espalhe por favor o email para os vossos familiares e amigos, porque quanto mais votos conseguirmos mais possibilidades teremos que o projecto seja realizado.

Muito obrigado,
Admnistração condomínio Rua Cecílio de Sousa, 75