22/11/2010

Obras no Liceu de Passos Manuel / Protesto / árvores




Exmo. Sr. Director do Agrupamento Escolar
Prof. João Paulo Martins Pereira Leonardo,
Exmo. Sr. Presidente da Parque Escolar
Eng. João Miguel Dias Sintra Nunes (*),



Vimos pelo presente apresentar o nosso protesto veemente pelo facto das obras por que passou recentemente o centenário Liceu de Passos Manuel terem não só feito desaparecer vários arbustos e mesmo árvores do recinto, como "garrotado" as árvores que ainda ali subsistem, como bem documentam as fotos em anexo, comprometendo, a curto prazo, a sua sobrevivência.

Não compreendemos como é possível ocorrer esta situação nos nosso dias, quando são do conhecimento público as regras mais elementares de arquitectura paisagística que permitem garantir que, em projectos de espaço público como o presente, se respeitem as dimensões consideradas mínimas para que seja possível às árvores vingarem em caldeira.

Trata-se, portanto, de uma situação inconcebível tendo em conta que foi planeada e executada por entidades ligadas ao Ministério da Educação.

Esperamos que esta situação seja corrigida, tão cedo quanto possível, a bem de uma reabilitação de facto do Liceu de Passos Manuel que permita aos alunos usufruirem de um espaço público de qualidade e com árvores!

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Leonor Areal, Júlio Amorim, Nuno Caiado, Diogo Moura, João Mineiro, Luís Marques da Silva, Jorge Pinto, José Carlos Mendes, João Leonardo, Nuno Franco, Carlos Moura, Luís Alexandre Rêgo, José Morais Arnaud e Beatriz Empis

C.C. Media

(*) Apresentámos o n/protesto à Parque Escolar mediante preenchimento de formulário online no respectivo sítio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caríssimos:
Estudei neste liceu, fiz as disciplinas de ciências da natureza onde agora me mostram este "terreiro". Eram canteiros "biscoito" mas tinham vida. Trepávamos a uma "Bela-sombra" e lá ficávamos no intervalo dos 20m. Saudosismos à parte, hoje sou arquitecta paisagista, lamento o modo como se olha o património, lamento a especulação mercantil à conta do que poderia fazer a diferença...e ainda não tenho 40anos...Já me havia insurgido com um parque para automóveis subterrâneo a ofender um património valorosíssimo - a Igreja de Jesus, exemplo do barroco notável. Como é possível? Como havemos de fazer?