04/11/2010

Suspensos investimentos em transportes públicos

In Público (4/11/2010)
Por Ana Henriques

«O secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, anunciou ontem que todos os investimentos previstos para os transportes públicos estão suspensos para reapreciação. O governante falava numa visita às obras da extensão da linha vermelha do metro de Lisboa, entre o Oriente e o aeroporto. "Não existem projectos de expansão em nenhuma rede de transportes públicos. Os projectos estão suspensos para reapreciação", declarou, acrescentando que, no actual quadro de crise económica, vai ser necessário definir quais são prioritários: "Estão em reapreciação para determinarmos o que é que é mais prioritário em termos das necessidades de mobilidade e acessibilidade das populações e o que é que é menos importante".

"Os outros programas de extensão que havia para o metro quando o Governo tomou posse há um ano, [do Rato até Alcântara e de São Sebastião até Campolide] tudo isso foi suspenso", adiantou também o governante. Já a chegada do metropolitano à Reboleira, uma obra que está em curso, não deverá acontecer antes de meados de 2012. Garantidos, só mesmo os projectos que entraram já em obra. É o caso do prolongamento da linha vermelha entre a Gare do Oriente e o aeroporto.

Com inauguração marcada para daqui a cerca de um ano, esta extensão de 3,3 quilómetros com passagem por Moscavide e pela Encarnação ficou em 210 milhões de euros - o que dá um custo por quilómetro próximo dos 70 milhões. "Mais de 60 por cento desta verba não provém do Estado", informou o presidente do Metropolitano de Lisboa, Cardoso dos Reis, explicando que a transportadora beneficiou de fundos comunitários para a obra. A profundidade das estações ajuda a explicar os custos envolvidos.

Tal como o secretário de Estado dos Transportes, também o presidente do metro defende a utilidade deste novo troço mesmo após a prevista transferência do aeroporto da Portela para Alcochete. "Depois da saída do aeroporto, esta nova zona da cidade vai continuar a precisar deste meio de transporte", observou Carlos Correia da Fonseca.

Questionado sobre o grande parque que o presidente da Câmara de Lisboa prometeu para os terrenos quando estes ficarem livres, o governante respondeu: "Ainda se está a discutir fortemente se será uma zona verde, se uma zona habitacional".

A intervenção plástica da estação do aeroporto vai estar a cargo do cartoonista António, que fez 46 caricaturas em baixo-relevo, em pedra. Amália e Eusébio são duas das figuras escolhidas. A decoração das restantes estações não está ainda decidida, referiu o presidente do metro. Existe um troço nesta extensão em que a galeria do metropolitano passa a apenas metro e meio de uma conduta da EPAL que fornece a cidade a partir de Castelo de Bode, explicou o director dos projectos da transportadora, Francisco Sécio.»

...

Já agora, também suspenderam a manutenção dos elevadores e das escadas rolantes do Metro? Parece.

2 comentários:

Xico205 disse...

Ohhhhh! Lá se foi o metro de superficie da Amadora que não ia servir ninguem...

Luís Alexandre disse...

LOL.
O concurso público para o fornecimento dos serviços de manutenção, reparação e substituição dos elevadores e escadas rolantes nas estações de metro ainda está activo. Que eu saiba.
E também não acabou o prazo para apresentar propostas.