03/01/2011

Av. Brasil: manual da hegemonia automóvel no espaço público I

A Avenida do Brasil é um triste exemplo de como temos deixado o espaço das nossas cidades ser conquistado pelo automóvel. Esta avenida é particularmente interessante por ser uma avenida (1) moderna, (2) larga, (3) numa das áreas onde houve planeamento urbano digno desse nome, (4) central, (5) com metro a 300m, (6) servida por imensos autocarros, (7) foi abençoada pelo plano de ciclovias, resumindo, teria tudo para ser um bom exemplo.

1. Espaço para peões

Num local onde o automóvel tem direito a sete faixas, os peões têm direito a isto:

Noutros locais nem isso:

2. Prioridade ao peão

Nos cruzamentos o automóvel espera apenas por um semáforo. Os peões não podem atravessar diretamente, sendo obrigados a contornar o cruzamento e esperar duas vezes.

3. Caminho do peão

Uma travessia de peões acaba diretamente... contra um quiosque cheio de publicidade.

O piso está danificado em inúmeros lugares devido ao estacionamento no passeio.


22 comentários:

Xico205 disse...

Em nenhum lado da avenida do Brasil há 7 faixas. Isso é mentira! Começas bem o ano.

Xico205 disse...

Queres pôr as pessoas a andar de autocarro mas ao mesmo tempo tiras-lhes os abrigos!!! Boa!

O unico problema que levantas ao quiosque é ter publicidade!!! Como se o ter publicidade ou não, fosse relevante para alguma coisa!

O tempo de passagem do semáforo dos peões dá para os dois lanços de estrada sim senhor.

lmm disse...

Realmente é vergonhoso, como o peão é sempre maltratado. Raramente se encontra nesta cidade uma rua pensada para o peão. O normal é estar tão atafulhada de sinais, publicidade, parquímetros, buracos, carros e outros empecilhos que passear torna-se num desafio em vez de um prazer.

Num dos casos emblemáticos onde o peão vem 1º - Chiado - veja-se o impacto na dinâmica comercial e social daquela zona.

Hugo disse...

Xico,

A primeira foto parece-me tirada aqui:
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Avenida+do+Brasil,+Lisboa&sll=38.707054,-9.135488&sspn=0.277558,0.617294&ie=UTF8&hq=&hnear=Av.+do+Brasil,+Lisboa&ll=38.755058,-9.150831&spn=0.000542,0.001206&t=k&z=20

onde se vêem 1,2,3,4,5,6 e 7 faixas.
Mas pelos teus comentários percebe-se que tu nem contares sabes. Por isso não importa.

joao disse...

Bom post.

Crescemos habituados a esta cultura que despreza o peão. Sem pensar porquê, temos uma tendência cultural a evitar ser peão e enfiarmo-nos em automóveis, em vez de abrir os olhos, reagir e tentar mudar os hábitos.

Anónimo disse...

Começas bem o ano foi dito ao espelho xico? Mas não arranjas mesmo nada para fazer pá.

Xico205 disse...

Hugo disse...
Xico,

A primeira foto parece-me tirada aqui:
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=Avenida+do+Brasil,+Lisboa&sll=38.707054,-9.135488&sspn=0.277558,0.617294&ie=UTF8&hq=&hnear=Av.+do+Brasil,+Lisboa&ll=38.755058,-9.150831&spn=0.000542,0.001206&t=k&z=20

onde se vêem 1,2,3,4,5,6 e 7 faixas.
Mas pelos teus comentários percebe-se que tu nem contares sabes. Por isso não importa.

12:02 PM

..............................

E tu pelos teus comentarios vê-se que nem a zona conheces, senão sabias que as faixas da direita que queres suprimir estão sistematicmente cheias de carros de distribuição das lojas e café e autocarros.
Mais, quando o semáforo do Campo Grande sentido Norte fica verde a Av. do Brasil tem carros até ao cruzamento vindos do Campo Grande Ocidental. Como descalsas esta bota? Ah azar, com o mal dos automobilistas posso eu bem!!! Pois mas os transportes publicos tambem são afectados. Caso essas faixas da direita não existissem tinhas os autocarros parados a meio do cruzamento a empandeirar o transito todo!!! Rica alternativa!!! Principalmente os articulados da 329, 750 e rápidas de Alenquer via Povos!
E quando o semaforo do sentido Norte do Campo Grande ficasse vermelho e verde para quem vem de ocidente tinhas os autocarros das 745 (articulados) e 83 a empeideirar o cruzamento, onde nem peões nem veiculos motorizados passavam!!! Rica alternativa para peões e automobilistas.

Deixem-se de imagens do google e vão para a rua ver o mundo real!

Anónimo disse...

Isto é de bradar aos céus,

este tipo ainda vem aqui admitir que há vias que estão impedidas por manobras ilegais como se esse argumento fosse lícito ou normal! Ao que chegámos!
Em todo o caso que se discute são as 7 faixas que afirmou não existirem e que depois provou-se que existem.
PS - Descalçar escreve-se com Ç. Como é que o Xico esperto descalça a bota da aliteracia? A julgar pela participação neste sítio, com muito atrevimento

Xico205 disse...

O quê que é ilegal??? Autocarros na faixa da direita em fila à espera de chegar à paragem? (7, 31, 83, 204, 745, 750, 755, 310, 313, 329 e carreiras da Boa Viagem)!!!

E se não houvesse a via das paragens de autocarros que querem suprimir, como é que os autocarros da 7 e 767 passavam a fila gigante de autocarros que estão na faixa da frente? E os automobilistas deixam meter à frente os autocarros?!!!! Se nem a sair da paragem dão prioridade ao autocarro conforme obriga a lei, quanto mais quando o autocarro apenas quer ultrapassar os que estão à frente porque não vai parar nssa paragem???

Eu sei como se escreve "descalçar", mas se depois de escrito não dá para corrigir queres que te faça o quê?!!!!!
Que escreva que me enganei??? Que me enganei já eu sei, não tenho que mostrar a ninguem que sei escrever bem, até porque ninguem me vai dar um prémio.

Se não existe a opção de corrigir é porque isso não é importante. Importante é passar mensagens e não é por estar um Ç ou um S que a mensagem deixa de ser percetivel, excepto a burros e mesquinhos como´é o caso do anónimo.

Daniel Amaral disse...

Mais uma vez a arrogância das postas de pescada do Xico se provam falsas e o homem, nem consegue admitir que estava ERRADO. Há 7 faixas de alcatrão e era tão só esse o argumento do post - negar isso, e depois admiti-lo a justificar pq é que há 7 faixas é uma boa prova da falta de credibilidade deste individuo que não passa de um Troll com o peito e o cérebro cheio de ar!

Xico205 disse...

Daniel Amaral disse...
Mais uma vez a arrogância das postas de pescada do Xico se provam falsas e o homem, nem consegue admitir que estava ERRADO. Há 7 faixas de alcatrão e era tão só esse o argumento do post - negar isso, e depois admiti-lo a justificar pq é que há 7 faixas é uma boa prova da falta de credibilidade deste individuo que não passa de um Troll com o peito e o cérebro cheio de ar!

6:26 PM

..........................

Mas qual faixa? A faixa de paragem de autocarros? Sim há uma faixa de paragem de autocarros. Isso é uma faixa de rodagem? Não, é uma faixa de paragem.

E como já disse faz mais falta essa faixa que mais passeio. O passeio existente em 10 metros duma avenida de quilometro e meio para aí é suficiente para o trafego pedonal que tem.

Daniel Amaral disse...

Cada vez te enterras mais :).

Faixa de paragem!!! LOL

Em qq parte do mundo, quem sabe contar conta 7 faixas de rodagem. Se você é boçal e acha que são necessárias já é outro problema que tem mais a ver com a sua falta de sensibilidade que com o número de faixas que são sete.

Começas bem o ano.

Xico205 disse...

Há pelo menos dois comentarios meus desta tarde para aprovar. Quem me escreve tem direito de resposta. Depois ficam a pensar que eu fui mal educado e os deixei a falar sozinhos.

Anónimo disse...

Deus não permita que pense que o considero mal-educado, eu considero-o sim, ultrapassado, aliterado, exemplo acabado do tuga que olha mais para o seu umbigo que o bem de todos.
Penso que tem a sensibilidade de uma bota da tropa para questões do bom urbanismo e como uma cidade se deve oferecer a quem vive nela.
Penso ainda que não faz falta aqui ou em qualquer lugar onde se discutam os problemas da cidade e a sua resolução.
Espero que então não hajam mal-entendidos, agora que lhe expliquei o que penso de si.
PS - Antes de enviar o seu post use a pré-visualização. Aí poderá corrigir o seu texto se tiver a paciência para esperar antes de se auto-alimentar com as barbaridades que escreve e que toma como sérias.

Xico205 disse...

Fui à bocado a este local, só para confirmar o que eu já sabia, e de facto não há, nem nunca houve 7 faixas na esquina da Av. do Brasil com o Campo Grande. É mais uma mentira do Miguel Carvalho. Para quem não se lembrar este mesmo ser, à um ano e tal publicou neste mesmo blog um post a dizer que a Avenida das Forças Armadas não tem passeio e que é impossivel para um peão ir de Sete Rios a Entrecampos a pé quando qualquer um que por lá passe verifica que é mentira.

O mais provavel é este comentario não ser aprovado porque o Sr. Miguel Carvalho não se quer enterrar, maneira que ora responde em anónimo, ora se chama Daniel Amaral, com o própósito de me atacar.

Eu tenho a consciencia tranquila porque ando aqui de boa fé. Quem quiser ter a certeza das coisas desloque-se ao local e comprove com os proprios olhos.

Aliás, se isto não fosse um blog baseado em mentira e má fé os comentarios eram aprovados automaticamente, e não eram barrados a quem diz a verdade.

Continuo à espera de ver aprovados varios dos meus comentarios de ontem à tarde/noite.

Filipe disse...

O problema não é se tem 4 ou 7 faixas. Os passeios até estão relativamente bem desenhados, apesar do que acontece na parte Poente da avenida onde são mais exíguos e ainda por cima tem ali uma paragem...isso convinha ser revisto.
Mas mais importante do que isso é a ocupação ilegal dos passeios o que faz com que não apeteça de modo algum fazer qualquer trajecto pedonal nessa avenida.

Xico205 disse...

Esqueçam o street view. A imagem está deformada e dá a sensação de serem 7 faixas. Deixem-se de virtualismos e vão para a rua VER O MUNDO REAL.

O autor deste post à boa maneira jornalistica usa o street view para enganar os mais ingenuos e fazer sencionalismo. Todos os posts deste senhor são sencionalistas, parecem as noticias do telejornal da TVI.

Xico205 disse...

Pior que a ocupação ilegal dos passeios são as folhas caidas das arvores que jazem no passeio à meses e o tornam escorregadio.

A mim o que menos vontade me faz de andar a pé na Av do Brasil é a chungaria que habita nas Murtas. Já tive que conviver muitos anos com eles na escola e chegou.

Miguel Carvalho disse...

Xico205,

como já deve saber há muito, eu deixei de responder às suas patetices há muitoo tempo, não é agora que o vou fazer.
Queria era fazer uma pergunta. O que é que o move? O que é o faz vir para aqui durante dias e dias, dizer patetices ou comentários intelectuais - não interessa.

Xico205 disse...

A mim o que me move é repor a verdade ás mentiras que por aqui são ditas ou coisas sem nexo.

Quem tiver bom senso vê quem diz patetices.

A net para mim é um passatempo como outro qualquer apesar de tambem a usar para questões profissionais.

Se vocês só dissessem coisas pateticas e ficassem por aí, tudo bem; agora proporem coisas ridiculas à camara e a camara ridicula como é, faze-las... isso é que não. Eu quero uma Lisboa para quem cá tem que fazer a vida, não uma Lisboa utopica inimiga de quem a frequenta e infelizmente vejo que as coisas cada vez estão piores (meus ricos anos 90).

A maioria das coisas que aqui são propostas são estupidas e a maioria dos lisboetas não se revê nelas, acontece que quem não concorda simplesmente farta-se de remar contra a maré e deixa de cá aparecer. Ou escrever que está contra para depois ser bombardeado com insultos ou nem sequer ter o comentario aprovado, muitos optam por não dizer nada sequer.
Eu venho porque gosto de discutir o rumo da minha terra.

Na universidade tive um professor que uma vez ligou para uma radio num programa de opinião publica e deu a opinião dele sobre o tema que estava a ser discutido. A seguir quase todos os que ligaram só o insultaram por não concordarem com a ideia dele. O meu prof disse que nunca mais liga para esses programas, participar num espaço de debate em que o insultam apenas porque não concordam com a opinião dele!!!

Eu aqui ainda não desisti mas se me respondem com má educação e arrogância eu tambem não me fico principalmente quando tenho a razão do meu lado, exceto quando vejo que estou a falar com gente estupida e vejo que não vale a pena argumentar, mas como até agora não foi o caso aqui, eu vou argumentando.

Quem se diz democrático respeita outras opiniões. Eu não me digo democrático mas este blog diz que é!

Xico205 disse...

Miguel quero que saiba que nada tenho contra a sua pessoa até porque não o conheço. Apenas não gosto que escreva inverdades. Com tanta coisa má que Lisboa tem, não é preciso andarmos a inventar.

Se fizer posts como deve ser eu sou o primeiro a elogiá-los.

Eu tambem me farto de criticar aqui coisas que estão mal em Lisboa, mas não me ponho a inventar. Se cometer um lapso é porque estou enganado e nesse caso agradeço a quem me corrigir e mostrar que estou enganado.

Iletrado disse...

Caro Xico205
Há pelo menos um ano que só dizes mentiras, nesta questão dos carros e dos passeios. Só as bestas que andam de carro e estão pura e simplesmente a borrifar-se para os outros é que comentam como tu o fazes aqui. Naquela questão da Av das Forças Armadas, insistes na mentira de que há passeio no trajecto indicado. Não o há nos termos bem claros que o Miguel Carvalho referiu. Nesta questão é também evidente que não sabes contar. A Av do Brasil tem, neste local, sete faixas, embora tenha, na maior parte do seu percurso, seis faixas. Isto não são opiniões, são factos verificáveis. Se, em tua opinião, isto está certo, então sim, não tenho o direito de te insultar por teres essa opinião. Posso discordar, mas não te posso insultar. Mas, neste caso, o teu discurso não é uma opinião. É só uma provocação de quem pensa só no próprio umbigo. Primeiro não eram 7, depois já eram mas afinal serviam para outra coisa, agora é a afirmação que a imagem é deformada. Creio que algo nesse teu cérebro é que está deformado. Enganaste-te no teu comentário inicial e não tens a ombridade de o reconhecer. Ao afirmares que é mentira aquilo que se verifica ser verdade, estás, sim, a insultar todos aqueles que denunciam estas situações. Por isso tens o que mereces.
Boas pedaladas.