01/03/2012

Autarquia gasta 1,6 milhões de euros em duas obras coercivas


Por Inês Boaventura in Público
O vereador da Reabilitação Urbana da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, que várias vezes criticou as obras coercivas promovidas pelo antigo presidente Pedro Santana Lopes, apelidando-as de “ruinosas”, anunciou na reunião camarária de ontem que a autarquia se vai substituir aos proprietários de dois edifícios e avançar com a sua requalificação. Segundo o autarca está em causa um gasto de 1,6 milhões de euros.

“Sou contra a utilização do mecanismo das obras coercivas nos moldes em que foi utilizado de forma sistemática pela Câmara de Lisboa, mas em casos extremos as obras coercivas podem ser uma forma de intervenção”, justificou-se Manuel Salgado, antecipando assim as previsíveis críticas dos vereadores social-democratas. O vereador adiantou que a autarquia vai avançar, depois de várias intimações sem resultados, com obras num prédio no Largo do Chiado e noutro na Avenida da Liberdade. Este último é propriedade da Junta de Freguesia de Galveias e em 2008 foi atingido pelas chamas que deflagraram num edifício vizinho.
No caso da Avenida da Liberdade, Manuel Salgado afirma que a autarquia tem “todas as possibilidades” de ser depois ressarcida do seu investimento porque “a Junta de Freguesia de Galveias é rica”. Além disso, o também vice-presidente da câmara garante que ao contrário do que diz ter acontecido no passado só se avançará para obras coercivas cujos projectos estejam concluídos.

Questionado por vereadores do CDS-PP e do PSD sobre a degradação de alguns imóveis nas Avenidas Novas e cortes de trânsito derivados dessa situação, Manuel Salgado adiantou que nessa área há 37 edifícios “em mau estado ou devolutos”. E assegurou que a autarquia lisboeta vai obrigar os proprietários à reconstrução integral e à manutenção das fachadas sempre que se verifique que a ruína dos prédios foi “dolosa”, para que daí não advenham ganhos de edificabilidade.

 Na reunião foi aprovada, com o voto contra do PCP e a abstenção do PSD, o alargamento da Zona de Emissões Reduzidas.

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Aplaudo, desde já, o anúncio das duas intervenção coercivas, sendo que a do Chiado se reveste de uma questão de brio camarário. Fico mto contente que o préio da Barbearia Campos seja reabilitado, e que o estóico Sr.Ribeiro veja, por fim, ser-lhe feita justiça. Espero é que dessa intervenção nãohaja benefícios para quem a fez arrastar anos a fio... Fico tb mto contente por, FIALMENTE, a CML tratar nas palminhas as Avenidas Novas, contuodo esperopara ver o que a CML vai fazer de concreto a edifícios como os de Norte Júnior (Elias Garcia/Rep), Rest.Bola Cheia 1 (Visc.Valmor) e Bola Cheia 2 (E.Garcia), Rest. Grande Elias (Av.E.Garcia), 3 prédios na Visc.Valmor (prop.Seoane & Vidal), ao que ardeu recentemente na Av.. E.Garcia, por ex. ... não esquecer que as ditas obras coercivas no nº 40 da Visc.Valmor não o são... resultam do facto do proprietário do prédio ao lado se ter manifestado contra as intenções que o do nº 40 queria levar por diante, abrindo caves, aumentando pisos... Mas é um bom sinal, demorou foi a ser dado, PORQUÊ?

Anónimo disse...

Este tom censor que vocês põem nos vossos posts e comentários, mesmo quando querem aplaudir - como se fossem os donos da razão - é puramente lamentável.

Anónimo disse...

boas noticias

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Este tom censor que vocês põem nos vossos posts e comentários, mesmo quando querem aplaudir - como se fossem os donos da razão - é puramente lamentável.

10:12 AM

-------------------------

E mais lamentável ainda é a censura de comentários a repor a verdade, para que as mentiras que eles dizem passem a verdade por parte de quem não sabe!