31/12/2014

Preservação de Monumento


Chegado por e-mail:

«Boa tarde,
Permitam-me, antes de mais, dar-vos os parabéns por este blogue, que permite apontar tudo o que de bom e mau se faz na cidade de Lisboa, promovendo a participação ativa dos seus munícipes.
Venho por este meio apontar uma situação que, na minha humilde opinião, merece a nossa atenção. Na Praça do Aeroporto, conhecida comummente por Rotunda do Relógio, existe um monumento evocativo a São Cristóvão, santo padroeiro dos transportes. Tendo em conta que a preservação e valorização cultural de monumentos e edificações históricas deve ser uma premissa de qualquer área urbana, não se percebe, pois, que exista um enorme e despropositado outdoor a ofuscar o grupo escultórico do monumento. Tomei a liberdade de tirar umas fotos ao monumento que, já há algum tempo, se vê assim desvirtuado e invadido por este painel publicitário. Como se não bastasse, esta situação está junto a umas das mais movimentadas vias de circulação automóvel da cidade de Lisboa, aos olhos de milhares de utentes, nacionais ou estrangeiros.
Tendo em conta que se trata de um monumento de caráter religioso e que o cartaz publicitário tem atualmente uma mensagem de um partido português, sinto, por isso, a necessidade de ressalvar que o envio deste email não se deve a questões partidárias, pois o problema está mesmo no outdoor e não na publicidade nele contida, ou de caráter religioso, pois é um monumento que merece ser preservado e dignificado como qualquer outro.
Resta-me apenas desejar a continuação do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo blogue CIDADANIA LX.
Despeço-me na esperança que este reparo venha a ter solução, em prol da preservação da dignidade deste elemento histórico que faz parte da cultura e identidade de Lisboa.
Atenciosamente
Eder Sousa»

1 comentário:

Julio Amorim disse...

Partidos à parte....mas este já demonstrou muitas vezes que a cidade é caderno de apontamentos para as suas mensagens. Se este cartaz não é ilegal....estamos mal.