18/04/2007

Bairro Azul - Voltaram semáforos e passadeira a cruzamento da Av.AAAguiar c/R.Mq Fronteira


Neste local existiam semáforos e uma passadeira de peões que foram retirados antes da construção do El Corte Inglês.

Durante anos, a Comissão de Moradores do Bairro Azul solicitou à CML para que voltasse a repintar a passadeira e a recolocar os semáforos, visto que as pessoas nunca deixaram de atravessar a rua neste local e os atropelamentos eram frequentes.

O nosso pedido e as muitas insistências feitas foram, finalmente, atendidos: temos de novo os semáforos e a passadeira no cruzamento da Av. A. A. Aguiar com a Rua Marquês de Fronteira!

Esperamos, pois, que semáforos e passadeira permaneçam neste local após a conclusão das obras do Metropolitano, actualmente em curso.

S.O.S. Bairro Azul

5 comentários:

Anónimo disse...

depois de ler o texto, olhei para a foto do El Corte Ingles. é mesmo feio! pesado, sem elegancia nem expressividade alguma. foi um erro enorme construir aquilo. e pensar que aquilo eram terrenos municipais. devia ter sido um jardim, naturalmente. Lisboa deixa escapar tantas oportunidades de se qualificar!

Anónimo disse...

Adoro este blog! Para já permitam-me corrigir um erro, a famosa repetição do artigo definido: El Corte Inglès (español); O Corte Inglês (em português. Portanto não podemos dizer o El Corte Inglès, pois estaremos a dizer "O O Corte Inglès".

Fechando este parentêsis, já entendi que muitas pessoas que aqui deixam o seu comentário são apologistas que Lisboa deveria ser a cidade dos jardins e das árvores. Tudo o que é terreno deveria dar lugar a um jardim. Mas afinal estamos ou não num espaço urbano? O edificio do Corte Inglés não me parece estar desenquadrado da zona envolvente. Além disso, como zona comercial que constitui, este é um importante pólo gerador de postos de trabalho.

Defendo um equilibrio entre as necessidades ambientais e as necessidades humanas. Não devemos sobrepor uma à outra mas sim procurar uma conjugação feliz.

Penso ser importante referir, que próximo do Corte Inglês temos uma importante mancha verde de Lisboa: o Parque Eduardo VII.

vasco3148.cs@gmail.com

Paulo Ferrero disse...

Um jardim no sítio do actual Corte Inglês não sei se se justificava. Que não se justificava aquele arranjo à superfície e a total falta de planeamento a nível de circulação automóvel, estacionamento à superfície, etc, lá isso não se justificava ...

Anónimo disse...

O Edificio dos referidos armazéns é, em si, um edificío banalíssimo sem qualquer mais-valia em termos arquitectónicos, além de estar revestido em materiais completamente desenquadrados da cidade.
Aliás, em qualquer cidade europeia, só seria permitido nos arredores e em parques empresariais e não no centro da cidade e, neste caso, na proximidade de dois conjuntos urbanos classificados - Bairro Azul e o conjunto da Av. Sidónio Pais.
Só me lembro de um caso mais escandaloso: o Hotel Mundial no Martim Moniz...Como foi possível deixar construir aquilo, mesmo colado à colina do castelo, mesmo depois de já estarem lá aqueles dois cancros de lisboa: os centros comerciais da mouraria e martim moniz.
NO entanto, quanto ao El Corte Ingles até que o enquadramento não foi mal feito e até foi bem integrado com o Parque Eduardo VII além de que veio revitalizar e centralizar uma zona em marasmo.
Aliás, hoje em dia é uma das zonas centrais da cidade, tendo em conta a dinamica criada.
Agora, em termos de arquitectura, nem num subúrbio qualquer....
E já agora, não me parece que este blog só queira espaços verdes. Quer é que ainda hajam alguns e que os que (pouco) existam sejam preservados.

Paulo Ferrero disse...

Qto ao Corte Inglês propriamente dito, acho muito bem que ele exista em Lisboa, quanto mais não seja sempre poupa uns quantos litros de gasolina a quem ia de propósito ao de Badajoz só para se deslumbrar com a vesão espanhola dos Grandes Armazéns. Viva a globalização;-)