10/04/2007

Pista de ski impede Parque Periférico? (*)

«A ideia do Parque Periférico, projectado pelo Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, é ligar Monsanto até ao vale da Ameixoeira, passando por Benfica, unindo todas as quintas do Paço do Lumiar e acabando na Alta de Lisboa, aproveitando o Parque Oeste, projectado pela arq. Isabel Aguirre de Urcola e que está a ser criado de raiz desde 2005. Para permitir a continuidade da área verde, tornando-a transitável em toda a sua extensão, o projecto do Eixo Norte-Sul, contíguo ao Parque Oeste, inclui um pequeno troço em viaduto à saída dos túneis sob o qual passará o Parque Periférico. Quanto custou esta pequena obra de arte?


Mas a confirmarem-se os planos para a pista de ski até agora publicados em vários jornais e revistas, a sua implantação irá estender-se desde o Forte da Ameixoeira até à recentemente inaugurada, apesar de não concluída nem ainda utilizável, pista de atletismo Moniz Pereira.


Ora se a pista de atletismo já representou um corte na área verde que se previa inicialmente para o Parque Oeste, motivando o desagrado de Isabel Aguirre de Urcola, a pista de ski, a confirmar-se o que as imagens até agora apresentadas sugerem, não só ocupa o que resta de todo o braço norte do Parque Oeste, com decepa o Parque Periférico, perdendo-se mais área verde em Lisboa e tornando-se esbanjadora e inútil a opção de ter construído o troço suspenso no eixo Norte-Sul.

À atenção da UPAL-CML, da ARAL, de todos os movimentos cívicos que pugnam pelos interesses da população, e do MPT - Partido da Terra, cujo presidente honorário é o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles


A ir avante, tratar-se-é de mais uma machadada no Parque Periférico e sinal claro de que continuamos a querer ser mais papista que o Papa: na Suíça, que se saiba, nunca ninguém quis construir praias com areia artificial, palmeiras mediterrânicas nem corais do Pacífico. Por favor, não inventem! Por favor, zelem pelo que temos.

(*) Texto e fotos blogue Viver Alta de Lisboa

1 comentário:

Beatriz Empis disse...

Bravo! Já chega de deixarmos uns quantos fazerem o que querem (normalmente em benefício deles próprios......) Os Portugueses têm que deixar de ser "carneirada" e começar a tomar consciência do que é bom ou mau para o País.
Mais uma vez BRAVO!!!