07/05/2007

‎Sistema de Recolha de Lixo na Graça

A zona da Graça, vive num permanente estado de imundice desde que em princípios de 2006 foi alterado o sistema de recolha de lixo.

Com efeito, a partir daquela alteração, deixaram de haver os habituais caixotes em cada prédio, sendo o lixo colocado em sacos à porta dos prédios, consoante os dias. Há 3 dias em que é recolhido o lixo orgânico, 1 dia para o papel e cartão e 2 dias para os plásticos. O problema começa logo aqui, pois muitas pessoas em vez de colocarem os sacos a partir das 21 horas, começam a colocar logo pela manhã. Depois o sistema implantado marca dias certos para cada tipo de lixo. Assim, se no dia do “Papel” alguém coloca um saco de lixo orgânico, os serviços municipais não o recolhem, deixando o saco na rua até o próximo dia de recolha de lixo orgânico. Sendo uma zona em que a maioria das casas é pequena e não tem arrecadação ou quintais, é bom de ver que as pessoas não ficam com o lixo em casa. Por exemplo, quem tem crianças que usam fralda, corre o risco de ficar com um saco de lixo com fraldas desde Sexta-feira à noite até Segunda-feira à noite, primeiro dia da semana para recolha de lixo comum.

O resultado deste modo de recolher o lixo são ruas permanentemente imundas, cheias de lixo, embora os serviços municipais estejam permanentemente a fazer limpezas. Resta dizer que na zona há alguns ecopontos, mas não Caixotes de lixo orgânico.

Além dos problemas de saúde pública, é lamentável que numa zona onde passam bastantes turistas eles vejam este espectáculo degradante e terceiro-mundista.

Apesar dos sucessivos alertas, reclamações e pedidos de alteração junto da Câmara, Junta de Freguesia, Direcção Geral de Saúde, o sistema está para durar, sendo a novidade última a falha na entrega dos sacos em que o lixo deveria ser colocado. É sempre a piorar. Haverá forma de acabar com estes políticos ?”

Carlos Leite de Sousa

4 comentários:

tramaram-nos? disse...

como o compreendo.
no bairro alto o panorama é igual, possivelmente pior nalguns pontos, mas não há sacos, é ainda o método do contentor.
infelizmente o resultado é igual: os contentores estão 365 dias/ano na rua, degradados, sem tampa, atulhados de lixo, emparelhadando com largas dezenas de pequenas lixeiras que marcam todas as ruas do bairro.
conclusão: o problema será antes das pessoas, que a CML insiste em ignorar. é preciso ensinar e reprimir, aliás duas faces de uma mesma moeda que é a educação. tal como se faz com as crianças ou em qualquer outro processo educativo. temos uma camara demitida destas responsabilidades fundamentais, sempre tivemos.

André Taxa Coelho disse...

Não imagina como o compreendo também Carlos! Vivo na freguesia da Pena junto ao Rossio/São José e a situação é exactamente a mesma. Tenho relatado a situação a câmara, inclusive com fotografias chocantes, e com os mesmos argumentos óbivos que apresenta (falta de espaço nas casas, poucos dias de recolha, etc) e as respostas têm sido invariavelmente negativas e prepotentes, só possíveis a quem gere a Cidade do seu gabinete e não vem ao terreno ver o estado das coisas. Isto passa-se a 50 metros do Rossio! É uma zona com muitos restaurantes típicos recomendados por guias turísticos, já vi vários turistas incrédulos com a situação. Não concordo que seja só falta de civismo dos munícipes, é isustentável guardar lixo em casa 3 dias! Estamos a pesnasr efectuar uma petição assim que haja nova CML. Penso que seria interessante oprganizar uma petição de várias zonas/freguesias. Deixo o meu contacto caso pretenda contactar-me: andretaxacoelho@gmail.com

Anónimo disse...

É uma vergonha!
Também já reportei por diversas vezes esta situação à Câmara.
Vivemos numa lixeira a céu aberto com todos os riscos para a saúde pública inerentes a esta situação!
Como é que a Câmara quer trazer Jovens para o centro de Lisboa nestas condições???
A resposta é sempre a mesma.. descartam as culpas para os munícipes e ainda dizem que "removemos com uma periodicidade diária os resíduos que se encontram
indevidamente colocados, de forma a atenuar a situação descrita". A minha resposta: "Folgo em saber que o dinheiro dos meus impostos serve para isso e que o facto de eles "removerem com periodicidade" não invalida vivermos numa lixeira a céu aberto, no centro da cidade, onde todos os dias passeiam turistas! Uma vergonha para o País!!!!
Já tomei a decisão de mudar de bairro, ou melhor, de Concelho, mas gostava de resolver este assunto porque o acho escandaloso!!!
Se unirmos várias pessoas que são contra esta medida completamente ignorante, talvez consigamos algum resultado..Mas agora Lisboa está em auto-gestão??!!

Anónimo disse...

A situação chegou a um ponto em que só acções concretas e radicais irão corrigir o problema. Uma ideia que me surgiu foi colocar a uma Segunda-feira de manhã, à porta da Câmara Municipal, uma boa parte deste lixo acumuldado desde Sexta-feira. Seguramente que iria surtir algum efeito, já que estes politicos não têm hábitos de higiene.