08/11/2007

Aqueduto das Águas Livres volta a estar iluminado a partir de hoje

In Sol Online /Lusa (8/11/2007)

«O Aqueduto das Águas Livres em Lisboa voltará hoje a estar iluminado, depois de quase dois anos na penumbra, com um sistema constituído por mais de 1250 projectores, que permitirá uma poupança de energia de 90 por cento

Há cerca de dois anos que o aqueduto do século XVIII estava praticamente sem iluminação devido ao sistema usado, que era «muito precário e muito dispendioso», disse à Lusa fonte da autarquia.

O novo sistema, oferecido pela EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres), «vai permitir uma redução de 90 por cento» face ao sistema antigo, acrescentou a mesma fonte.

Trabalhadores da divisão de Iluminação Pública da autarquia instalaram o novo dispositivo, que inclui 52 projectores colocados no cimo do aqueduto e quatro nos seus 300 pilares.

As novas luzes acendem-se hoje, pelas 17h45, numa cerimónia com o presidente da Câmara, António Costa (PS).

O Aqueduto das Águas Livres foi mandado construir por D. João V para resolver os graves problemas de abastecimento de água com que Lisboa sempre se confrontou.

Tem uma extensão de 19 quilómetros entre as nascentes das Águas Livres, na zona de Caneças, e a Mãe-de-Água nas Amoreiras.

Incluiu ainda um conjunto de diversos aquedutos subsidiários e de distribuição pela rede de chafarizes da cidade, num total de 58 quilómetros.

A sua parte mais monumental situa-se sobre o vale de Alcântara, onde se ergue um conjunto de 35 arcos.

Lusa/SOL»

3 comentários:

aeloy disse...

Pois vai ser iluminado,
mas o que seria importante seria perservá-lo na sua totalidade e integridade, pois só assim ele se significa.
Recuperar as fontes e chafarizes e as multiplas ligações, organizar percursos(pagos) e promover estudos, fazer o levantamento de tempos e das lógicas de construção, promover a Mãe de àgua e o museu dos Barbadinhos e valorizar, fazer campanhas, a água como bem escasso, assim como iniciar campanhas pela mudança (bifurcação) das redes de abastecimento...,
vai ser iluminado, oxalá não seja só mais um iluminado a fazer propaganda...
António Eloy

Paulo Ferrero disse...

Toda a razão, toda a razão. A começar pelo chafariz da Rua do Arco de São Mamede;-)

Anónimo disse...

Até que enfim! Lisboa tem que melhorar a sua imagem se quizer continuar a atrair o turismo. E a imagem do Aqueduto iluminado muito o valoriza.
Há que reabilitar as Fontes Luminosas da Alameda e da Praça do Império (esta última não estava em funcionamento, mas agora não sei!)

Zé da Burra o Alentejano