02/11/2007

Costa quer criar "comissão de estética" para evitar "mamarrachos" em Lisboa

In Público (2/11/2007)
Inês Boaventura

«O presidente da Câmara de Lisboa defendeu anteontem que a autarquia deve constituir uma "comissão de estética", formada por técnicos com a incumbência de pronunciar-se sobre propostas de ocupação do espaço público, para evitar a profusão de "mamarrachos" na cidade. A sugestão de António Costa, que lamentou a existência de "mamarrachos estatuários de iniciativa da câmara espalhados pela cidade", foi feita durante a votação da proposta que prevê a doação de uma escultura à autarquia com a condição de esta ser instalada em frente à sede dos doadores. A polémica medida acabou por ser aprovada, apesar dos votos contra dos vereadores das listas Lisboa com Carmona e Cidadãos por Lisboa e das abstenções do PSD e do PCP.
A proposta foi criticada por toda a oposição, que considerou que a doação de um bem com a imposição de que este seja colocado num determinado local constitui "um precedente complicado". Para Helena Roseta, dos Cidadãos por Lisboa, a situação é "abusiva" e assemelha-se a uma "privatização do espaço público". "A doação tem de ser colocada num sítio que urbanisticamente interesse à cidade", afirmou por sua vez Margarida Saavedra (PSD), acrescentando que se cada pessoa decidisse doar uma obra para que ela fosse colocada em frente à sua casa, "Lisboa ficaria uma cidade monumental mas sui generis".

António Costa admitiu que a escultura, da autoria de Rui Chafes, "foi concebida para implantação num determinado local, mas não está produzida". Sendo assim, disse o
autarca refutando críticas feitas pelo vereador Carmona Rodrigues, a proposta "não veio à câmara depois de estar o facto consumado". A escultura de Rui Chafes, intitulada Sou como Tu, terá cinco metros de altura e será instalada num jardim em frente ao número 224 da Avenida da Liberdade. O vereador Manuel João Ramos (Cidadãos por Lisboa) já anunciou a intenção de doar à cidade uma obra de sua autoria com cinco centímetros, intitulada Quero ser como tu, para colocar ao lado da obra cuja doação foi aprovada anteontem pela câmara.

Rui Chafes confirmou que a escultura foi pensada para ser instalada na Avenida da Liberdade, "no meio de palmeiras e outras árvores grandes", "relacionando-se com aquela paisagem" específica. Sobre a polémica em redor da doação, o escultor defendeu que "o espaço público é o espaço mais dedicado e frágil de todos" porque, ao contrário dos museus e das galerias, não está "preparado" para receber obras de arte. »

"Bravo", para a comissão pela estética. "Hein?", para a doação de algo inexistente, com direitos de uso superfície cedidos à priori. "Não", ao precedente ... qualquer dia os Pastéis de Belém reivindicam para o jardim de Belém um pastel de Belém de 5 m de altura...

9 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Excelente! uma comissão de sábios, visionários, e pseudo-intelectuais.

E que tal deixarem ao critério das pessoas decidir se estão interessadas em comprar um apartamento no "mamarracho"? Se o edifício for feio ninguém o quer certo?

Se querem estética desprovida de construção, mudem-se para um monte alentejano, para onde não possam mais incomodar os lisboetas.

Tiago R. disse...

Em abono da verdade deve dizer-se que foi uma sugestão do Vereador Ruben de Carvalho.
"Ruben de Carvalho propôs a criação de uma comissão que estabeleça critérios para este tipo de situações, sugestão que foi acolhida pelo presidente, António Costa (PS)."
IN: Diário Digital http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=302413

daniel costa-lourenço disse...

Barvo para a comissão de estética que, afinal, não é nada de novo, existindo na grande parte das cidades europeias.

Quanto ás doações, corre-se o risco de transformar lisboa numa "las vegas" bem foleira.

Anónimo disse...

Bravo, mais um tacho para os amigos. De certeza com gabinete à beira mar. Vão pagar os parvos do costume, ou sejs os lisboetas que pagam impostos.

Tiago R. disse...

Alguem tem uma ideia melhor?

Anónimo disse...

E uma comissão de controlo e quadros, também não seria bom? Talvez o Rúben se lembre disso...

Anónimo disse...

"Manuel João Ramos, vereador eleito pelo movimento Cidadãos por Lisboa, pretende realçar o "surrealismo" em que, afirma, decorreu a última reunião do Executivo camarário, na quarta-feira, e salienta a discussão (que terminou com a aprovação) da proposta de doação de uma estátua pela sociedade de advogados de José Miguel Júdice.
O vereador acredita que a doação acaba por ser "publicidade encapotada" à firma de advogados e, por isso mesmo, vai apresentar uma proposta na próxima reunião de Câmara de doação de uma estátua, de cinco por 2,5 centímetros, à cidade. A única condição que o edil impõe é que a "sua" peça seja colocada na Avenida da Liberdade, junto à outra estátua.
"Miguel Júdice foi mandatário na campanha de António Costa e é o responsável indigitado pela gestão da frente ribeirinha", recordou o autarca. "Ele é um dos sócios da sociedade que doou a peça! Isto é, pelo menos, publicidade indirecta", acusou.
O vereador sem pelouro referiu ainda que quando uma fundação doa peças ao Estado tem benefícios. "A sociedade de advogados criou a fundação que doa a peça ao Estado! E quer pô-la frente à sede da fundação e ao escritório de advogados", criticou.
Manuel João Ramos adiantou ainda que, durante a discussão da proposta da doação de uma escultura de cinco metros, pela sociedade de advogados de Miguel Júdice, que ficará localizada frente ao escritório da empresa, na Avenida da Liberdade, António Costa "insistiu que tinha de ser ali", apesar dos serviços camarários terem indicado a zona do Marquês de Pombal.
"E o Sá Fernandes disse esta coisa extraordinária 'A cavalo dado não se olha a dente'!", revelou, indignado. "Isto quer dizer que toda a população pode doar coisas à cidade de Lisboa e impor condições. Espero que, com a minha oferta, as pessoas vejam o ridículo terrível da situação", disse."
Mónica Costa in JN

Anónimo disse...

"A doação tem de ser colocada num sítio que urbanisticamente interesse à cidade"....e pode ser que a doação não interesse nada à cidade, e portanto....não colocada em lado nenhum !

Julio Amorim

Anónimo disse...

Sá Fernandes é um cromo cretino e trafulha...isso é trigo limpinho e infelizmente a gentalha do chamado Bloco de "Esquerda" é da mesma laia dele. O padreca e padrinho dessa Associação de Mentecaptos dá cobertura hipócrita e velada a todas as decisões as mais patéticas dos amiguinhos tão patetas como ele que governam este do PS.
Esquerda Sim ! Trafulhas e Vendidos Não !