04/04/2008

Desfecho da permuta com a Bragaparques não afecta Parque Mayer

In Público (4/4/2008)
Catarina Prelhaz

«Qualquer que seja o resultado final da permuta de terrenos com a Bragaparques, ele será "totalmente indiferente" para o futuro do Parque Mayer. A garantia foi dada ontem pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, durante a inauguração da exposição dos 25 projectos que integram o concurso de ideias para a revitalização daquela zona da cidade, que inclui ainda o Jardim Botânico e os edifícios da Politécnica.
Assim, o plano de pormenor para o quarteirão, que a câmara conta aprovar em Setembro, terá efeitos práticos mesmo que a Bragaparques volte a tomar conta do Parque Mayer, um processo que está ainda sob investigação das autoridades judiciais. "Temos de distinguir o trabalho de ordenamento, competência exclusiva da câmara, dos projectos particulares. Eles têm forçosamente de respeitar os usos e ocupações que a câmara define", sublinhou António Costa.
Um dos patrocinadores da exibição, que se prolongará até dia 4 de Maio nos museus da Politécnica, é precisamente um fundo (Príncipe Real Project) comparticipado pelo promotor imobiliário Anthony Lanier, que tem estado a comprar vários edifícios no Príncipe Real para transformar aquela zona num quarteirão de luxo.
Mas o patrocínio não melindra a Câmara, que considera "normal" obter apoios de privados. "O fundo patrocina a exposição, mas não tem nada a ver com o concurso, que é da responsabilidade do júri e da Câmara", assegurou o vereador Manuel Salgado, sem contudo precisar o montante envolvido. Certo é que está já garantido um outro apoio, relativo à exposição comemorativa dos 250 anos do plano da Baixa.
Entretanto, prosseguirão na Politécnica os debates públicos sobre o futuro do Parque Mayer, agendados para os dias 7, 14 e 21 de Abril, às 18 horas. Depois desse período, a Câmara conta definir regras para que os cinco projectos vencedores do concurso melhorem as suas propostas. Embora o projecto do gabinete de arquitectura de Aires Mateus, que prevê o prolongamento do Jardim Botânico, tenha obtido uma classificação de 100 por cento na primeira fase, nada garante que seja o vencedor final do concurso, dado que a pontuação partirá novamente do zero.
Já o futuro do teatro Capitólio será decidido num concurso à parte, cujo acto público da abertura de propostas (para já, estão contabilizadas 12) decorre no próximo dia 14.
Patrocínio de promotor imobiliário do Príncipe Real é "normal" e não melindra o vereador Manuel Salgado »

É tudo muito bonito, mas cuidado com os interiores e logradouros dos prédios do Sr. Lanier (edif. Banco de Portugal, prédio da Morfeu e Pal. Cdes. Restelo) pois Georgetown é um exemplo acabado de fachadismo. E, já agora, CUIDADO com o Palacete Ribeiro da Cunha, muito cuidado com a operação 'testa de ferro'. Estaremos atentos!

Sem comentários: